Pit Lane

Saturday, December 31, 2005

Dos melhores "intervenientes" de 2005...

César Campaniço

Nicolas Lapierre

Álvaro Parente

Andy Priaux

Gary Paffett

Filipe Albuquerque

Fernando Alonso

Tiago Monteiro




Um bom 2006 é o que o Pit Lane deseja a todos os fãs do automoblismo nacional e internacional!

[]

Friday, December 30, 2005

Para sempre Manuel Fernandes...

Desapareceu de entre nós um dos mais ilustres pilotos de velocidade a nível nacional. Natural de Vila Real, Manuel Fernandes muitas alegrias e muito espectáculo deu no antigo circuito da sua terra natal. Foi vítima de doença prolongada contra a qual lutou com a mesma força com que se batia pela vitória numa prova.
Foram 27 anos de carreira dedicada ao automobilismo e recheada de exitos. Conquistou por diversas vezes o Campeonato Nacional de Velocidade (1982, 1985, 1990, 1991, 1992) e foi ainda campeão nacional de promoção (1977) e vencedor do Troféu Toyota Starlet (1983).

Sato ou Monteiro?

A F1 está de férias, mas ao que parece os rumores nem por isso diminuem. O mais recentemente conotado com a equipa Midland e com o tão ambicionado lugar de segundo piloto é a possível contratação de Takuma Sato. É verdade, o japonês volta de novo à carga, ou então alguém o faz por ele.
Segundo fontes próximas da equipa, a Midland terá mesmo oferecido um contrato a Sato para ele correr pela equipa em 2006. Aquilo sobre o qual não existe confirmação é de que Sato terá assinado esse documento, atribuindo à equipa o direito de opção sobre si. Contudo, e logo após o surgimento desta notícia, as conversações que até então existiam entre ambas as partes desvaneceram-se, passando a ser a aposta mais forte a da entrada de Tiago Monteiro para o lugar. A entrada do nipónico parece pouco provável, ainda para mais agora, altura em que o piloto já foi dado como provável na novíssima Super Aguri.
Em breve se saberá, já que o segundo lugar de piloto da Midland deverá ser confirmado logo no início de 2006.
[]

Thursday, December 29, 2005

Motor Show de Bolonha: Álvaro Parente termina em 4º

Decorreu em Itália, mais precisamente em Bolonha, o Troféu de F3000 do Motor Show. Um dos pilotos convidados para participar foi o português Álvaro Parente. Deva dizer-se que não desiludiu ao terminar a prova num excelente quarto lugar, ao volante de um Lola B05/50 da equipa GP Racing, uma das equipas participantes no campeonato de F3000 italiano. Ultrapassou diversas eliminatórias até ao final em que discutiu o terceiro lugar com o brasileiro Tuka Rocha, segundo piloto do Team Brasil no campeonato de A1 GP e participante nas World Series, para além de ter efectuado algumas corridas no campeonato italiano de F3000 deste ano.
Apenas por falhar uma passagem de caixa, Parente deitou a perder um possível 3º lugar na prova.
O troféu foi arrebatado por Marco Bonanomi, com um Lola da Fisichella Motorsport. Em segundo terminou o finlandês Tony Vilander, piloto oficial da GP Racing.
[]

Parente testa no campeonato de GP2
Decorreram durante a semana passada, no circuito de Paul Ricard em França, testes tendo em vista a nova temporada de GP2 que se avizinha. Um dos pilotos envolvidos foi, nada mais nada menos, que Álvaro Parente. O piloto luso, ao volante de um monolugar da equipa Arden, um Dallara-Renault, (depois de em Jerez ter testado com a ex-equipa de Nico Rosberg, a ART) testou afincadamente, tendo em vista uma possível participação já em 2006. No total, realizou 52 voltas ao traçado. Durante a sessão da manhã, chegou a estar com o quarto melhor tempo. No entanto, durante a sessão da tarde, surgiram alguns problemas com o monolugar que fugia de frente ao entrar nas curvas. Mesmo assim, o português foi capaz de manter um dos melhores tempos, com 1m16,465s, num total de 24 pilotos em pista. O mais rápido foi Nelson Piquet Jr, o único piloto a descer ao segundo 15', com 1m15,799s.
[]

Wednesday, December 28, 2005

GP da Alemanha em risco!

Ao que parece, existe a possibilidade de o Grande Prémio da Alemanha em Hockenheim não se vir a realizar, pois a empresa responsável por montar todo o espectáculo, ano após ano, a Ernst + Young, atravessa uma grave crise financeira, podendo mesmo vir a encerrar as portas em Abril do próximo ano se nada for feito.
A situação actual contrasta com a vivida na época "dourada" de Schumacher, em que o alemão ganhava tudo o que havia para ganhar e arrastava multidões de tiffosi até aos autódromos, sobretudo no país natal. Contudo, o decréscimo de popularidade do piloto e o aumento de preços dos bilhetes, aliado ao pagamento de uma taxa anual imposta por Bernie Ecclestone que sofre sucessivos aumentos conduziram a uma situação como a que se vive.
Depois do GP da Bélgica é agora a vez do da Alemanha correr o risco de se extinguir.
[]

Tuesday, December 27, 2005

Toyota de olhos postos em Raikkonen

Surgiram recentemente notícias de que os japoneses da Toyota podem estar interessados na contratação de Kimi Raikkonen para a temporada de 2007. Depois do "escândalo" da ida de Alonso para a McLaren, eis que surge outro, não menos controverso.
De início, avançou-se com a possibilidade de o finlandês já ter um pré-acordo com a Ferrari tendo em vista a substituição de Schumacher, ou até mesmo uma parceria com o alemão, mas no entanto, esta hipótese foi posta de parte depois de ser desmentida por ambos os intervenientes, juntando ao facto de a Ferrari estar prestes a perder o seu maior patrocinador (Vodafone), o que resudirá significativamente o seu budget. Assim, a Toyota que ambiciona chegar ao título mundial de F1, procura reforçar-se com pilotos à altura do desafio, sendo que Raikkonen é uma das possibilidades.

[]

Friday, December 23, 2005

Boas Festas!

Um Feliz Natal e um ano de 2006 sempre na pole são os votos do Pit Lane para todos!



Esta é a prenda no sapatinho...

[]

Regresso ao passado - World Series by Nissan 2004

1ª Ronda - Circuito de Jarama, Espanha (28/03)

Foi debaixo de alguma chuva que os cerca de 10 000 espectadores que se deslocaram ao circuito espanhol assistiram à primeira corrida das World Series by Nissan. A surpresa desse primeiro dia de campeonato terá mesmo sido o estreante Ryo Fukuda, pertencente a uma equipa também ela estreante nesta categoria, a Paul Belmondo Racing. Quanto ao piloto, provinha do campeonato de Fórmula Nippon com um modesto 14º lugar final e já fora piloto de testes da BAR-Honda em 2002. A equipa, por seu lado, já participara no campeonato de FIA GT, sob o nome Belmondo-Chrysler, também com Ryo Fukuda como um dos pilotos. O japonês terminou esse campeonato em 31º, onde efectuou apenas uma prova.
Contudo, aparentando ser apenas um piloto de modesta qualidade, Fukuda que obtivera a 17ª posição na qualificação para a primeira corrida fez uma corrida fantástica, alcançando o 6º lugar final. Na segunda corrida fez ainda melhor e chegou ao 3º lugar do pódio, depois de se "bater" bem com Heikki Kovalainen, que na altura participava, pela segunda vez consecutiva, no programa Norway F1 Team Rookie. O vencedor de ambas as corridas foi o brasileiro Enrique Bernoldi, ex-piloto da Arrows em 2001 e 2002.

-> Primeira corrida

Com a obtenção da pole-position e um bom arranque para a corrida, Bernoldi não teve grandes problemas em dominar o início da corrida. Ao fim de algumas voltas, perde essa primeira posição para o rookie Tiago Monteiro, que obtivera a segunda posição na qualificação para essa prova. No entanto, Monteiro consegue manter-se na frente por muito tempo, pois recebe ordem de entrada nas boxes para cumprir uma penalização. Cai de novo para o segundo posto. Para Bernoldi ficou então tudo mais fácil e foi uma questão de controlar a corrida e manter o ritmo até ao final. Na derradeira volta, ainda houve tempo para o argentino Juan Cruz Alvarez da equipa Gabord Competicion, onde em 2003 correra Franck Montagny, ascender ao terceiro lugar, ultrapassando o francês Bruce Jouanny que fez algumas corridas pela equipa KTR. Em quinto, terminou o indiano Narain Karthikeyan, deixando o sexto lugar para o estreante Ryo Fukuda que ganhou 11 posições em pista.

-> Segunda corrida

Com a pista bastante molhada e condições difíceis para os pilotos, tal como na primeira manga, Enrique Bernoldi impôs um ritmo forte abrindo logo na primeira volta uma diferença de 5 segundos para o finlandês Heikki Kovalainen, que vindo da sétima posição da grelha de partida (tempo obtido na qualificação para a segunda corrida) ascendeu ao segundo posto. Porém, um erro fez com que perdesse a posição para Juan Cruz Alvarez, caindo para terceiro. Fukuda, depois de alcançar a terceira posição na qualificação, caiu temporariamente para o quinto lugar na corrida encetando, nas últimas dez voltas uma luta emocionante com Kovalainen pelo terceiro lugar no pódio. Acabou por beneficiar de uma travagem falhada do finlandês para conseguir ultrapassar.
Resultados Finais:
Corrida 1: 18 voltas (total de 69.3 km)
Pos Nome No. Gap
1 E.BERNOLDI 7 --
2 T.MONTEIRO 5 +15.796
3 J.ALVAREZ 2 +20.328
4 B.JOUANNY 17 +20.902
5 N.KARTHIKEYAN 11 +33.897
6 Ryo FUKUDA 19 +53.084
Corrida 2 : 26 voltas (total de 100.1 km)
Pos Nome No. Gap
1 E.BERNOLDI 7 --
2 J.ALVAREZ 2 +3.298
3 Ryo FUKUDA 19 +11.878
4 H.KOVALAINEN 22 +17.102
5 T.GOMMENDY 10 +17.705
6 T.MONTEIRO 5 +31.674
Comprimento da pista: 3.850 km

Ferrari quer manter Schumacher

Segundo o patrão da escuderia italiana, a equipa está interessada em renovar o vínculo do piloto Michael Schumacher para além de 2006. Ao que parece, os responsáveis, incluindo o patrão da Ferrari Luca di Montezemolo, acreditam que o alemão ainda tem muito para dar à equipa, bem como ao espectáculo da Fórmula 1.

"He is not just a part of our team, he is the future. He is simply the best driver."

Contudo, deixam antever que terá de ser o próprio piloto a decidir o que pretende. Quanto a isso, ainda não se sabe de nada, estando todas as hipóteses em aberto. Até mesmo uma possível ida para uma outra equipa.
[]

Thursday, December 22, 2005

Foi ele que disse!

Foi mesmo ele que disse. Refiro-me, pois, a Bernie Ecclestone. Segundo ele, a contratação de Alonso para a McLaren irá revolucionar um pouco a disposição dos lugares nas equipas para 2007, nomeadamente na Ferrari, na qual o próprio Ecclestone crê que Kimi Raikkonen irá figurar. Afirma que apesar de ser cedo para falar neste tipo de situações, o mais certo é o alemão Michael Schumacher ceder o lugar ao finlandês. No entanto, se isso não suceder, Raikkonen poderá mesmo rumar à Renault. Talvez essa seja a hipótese mais forte. A ver vamos. Se Ecclestone fala, é porque sabe de alguma coisa...
[]

Wednesday, December 21, 2005

Levantada a ponta do véu...

Os primeiros detalhes àcerca do novo Audi A4 versão DTM foram revelados. Depois de ter sido alvo de uma série de desenvolvimentos que já duram desde o decorrer deste ano, integrados no projecto "R12 plus", eis que o cosntrutor alemão revela algumas particularidades da nova máquina. Há a destacar a inclusão de um novo motor V8 que já roda em testes desde finais de Outubro e um novo pacote aerodinâmico. A suspensão também deverá apresentar alterações.
[]

Está quase...falta a decisão da FIA...

Ainda não foi dada luz verde por parte da FIA, para a entrada da equipa Super Aguri no pelotão da Fórmula 1. No entanto, poderá estar para breve esse anúncio.
Ao que se sabe, já foi reunido o consenço com todas as actuais equipas, incluindo a Midland F1, acusada recentemente de estar a boicotar a entrada da nova equipa. Por outro lado, o 'budget' necessário para participar também já foi reunido (fala-se em números à roda de $48 milhões de dólares). Resta mesmo aguardar a decisão da FIA no que a esta matéria diz respeito.
Outro assunto relacionado com a equipa Super Aguri são os nomes de que se fala para irem ocupar os lugares de pilotos. Como primeiro piloto, parece estar quase certa a presença de Takuma Sato. Para segundo piloto, surgem nomes como Sakon Yamamoto que testou pela Jordan ainda este ano, aquando do GP do Japão e do piloto participante no campeonato de IRL, Kosuke Matsuura.
[]

Gary Paffett confirmado na McLaren

O recém-aclamado campeão de DTM foi hoje dado como certo para piloto de testes da McLaren Mercedes. É já sabido que irá participar, juntamente com Kimi Raikkonen, Juan Pablo Montoya e Pedro de la Rosa, no desenvolvimento do novo MP4-21 que irá competir no campeonato de 2006.
A parceria que mantém com a equipa anglo-alemã já vem desde 1999, altura em que foi considerado como o jovem piloto do ano da McLaren. Desde aí, têm-se multiplicado os testes com a equipa que começaram logo em 2000. Em 2003, iniciou-se no campeonato de DTM, com uma equipa da Mercedes-Benz e em apenas três anos, sagrou-se campeão.
Contrastando com a situação de Paffett está Alex Wurz, que ainda não foi confirmado como piloto de testes na McLaren. Segundo fonte da equipa, as discussões tendo em vista o futuro do piloto ainda decorrem.

[]

Tuesday, December 20, 2005

Clips de épocas anteriores de Fórmula 1

http://f1.online.videos.free.fr/videos/an90/99_canada_wurz.mpeg

http://f1.online.videos.free.fr/videos/an90/spa98start.mpeg

http://f1.online.videos.free.fr/videos/an90/verstappen_hocken94.mpeg

http://f1.online.videos.free.fr/videos/an90/barrichello_imola94.mpeg

Espero que gostem...

[]

Coulthard rejeitou contrato da Ferrari

O escocês David Coulthard afirma não estar arrependido de não ter ido para a equipa do cavalinho rampante quando esta demonstrou o interesse na sua contratação.
Estávamos no final do ano de 1995, altura em que se dá a "dança de lugares" nas equipas e Coulthard estava na lista de "compras de Natal" da equipa de Maranello. Contudo, o lugar acabou por ser ocupado pelo irlandês Eddie Irvine.
Quando questionado sobre isso, David afirma que a opção de não ter ingressado na Ferrari foi bem tomada, tendo em conta a proposta de contrato apresentada.
Relembre-se que Coulthard fez parte da equipa McLaren desde 1996 a 2004. Actualmente é piloto da Red Bull Racing e tem mais um ano de contrato com a equipa.
[]

Faleceu Keith Duckworth

Faleceu hoje o fundador da Cosworth. Tendo em conta tratar-se de um homem que dedicou grande parte da sua vida em busca da melhor performance para os seus motores, procurando acima de tudo acompanhar a evolução dos tempos, achei por bem fazer esta pequena referência.
Duckworth desde cedo revelou o seu gosto pela mecânica automóvel. Foi de longe um estudante brilhante, afirmando mesmo que o importante era poder praticar e verificar o que a teoria diz e não limitar-se a ouvir aquilo que os outros ensinam. Razão pela qual estudou apenas o estritamente necessário.
O auge da sua carreira foi quando assinou contrato com a Lotus. Empresa à qual dedicou a maior parte dos seus anos de trabalho.
Termino deixando apenas uma frase que acho que ficará para a história e que só não traduzo porque creio que perderá grande parte do seu valor.
"Imagine you are the gas inside a cylinder. You´ve got a bloody great piston coming up your chuff and you want the quickest way out. Have you provided the quickest way out?"

Keith Duckworth
1933-2005

Kubica na BMW

O polaco Robert Kubica foi hoje confirmado como o novo piloto de testes na BMW Sauber. Com apenas 21 anos, Kubica torna-se o primeiro piloto com tal nacionalidade a participar num campeonato de Fórmula 1.
Não só vai participar nas sessões de testes marcadas pela equipa, como também nos treinos que deccorem todas as sextas-feiras que antecedem um Grande Prémio.
Voltando um pouco atrás na vida do piloto, referencie-se que a sua carreira começou com apenas 6 anos no karting, onde foi campeão da Polónia com apenas 6 anos. Mais tarde, em Itália, participou em provas de Karting e posteriormente na Fórmula Renault 3.5 com a equipa Epsilon Euskadi (www.epsiloneuskadi.com/). Recentemente, foi piloto de Fórmula 3 e participou na World Series by Renault. A sua primeira experiência com um Fórmula 1 foi aquando dos testes da Renault em Barcelona.
[]

Monday, December 19, 2005

Alonso na McLaren em 2007!!

A grande surpresa do dia de hoje foi, sem dúvida, o anúncio por parte da McLaren de que Alonso acabara de assinar contrato para a temporada de 2007. Este ano, o piloto espanhol cumpre o ano de contrato que lhe resta com a Renault, para depois rumar à nova Vodafone McLaren Mercedes, que também garantiu o patrocínio da operadora de comunicações móveis que até então patrocinava a rival Ferrari.
Fernando Alonso confirmou a assinatura desse contrato, mostrando-se muito satisfeito pelo reconhecimento do seu trabalho:

“Fazer parte de uma equipa com tamanho desejo de vencer e paixão pela performance é um sonho para qualquer piloto de F1. Estou bastante ansioso por 2007 pois é uma fantástica oportunidade guiar para a Vodafone McLaren Mercedes. Será um novo começo para mim e um tremendo desafio."

Resta agora saber, se iremos ter uma dupla Raikkonen/Alonso ou se, pelo contrário, esta contratação deixa antever a saída de Kimi no final desta época, quando termina o seu contrato com a McLaren. Lembre-se que o finlandês já foi conotado com a Ferrari, como possível substituto de Michael Schumacher. Mas se assim é, onde fica no meio disto tudo Valentino Rossi, que tem vindo a testar intensivamente com a escuderia?
Parece que no meio disto tudo apenas a Renault fica a perder, pois vê sair um piloto muito difícil de substituir. Irá Giancarlo Fisichella assumir o lugar de primeiro piloto em 2007, dada a mais que provável promoção de Heikki Kovalainen? Ou irá a Renault optar por escolher um piloto com provas dadas...?
São todas estas questões e mais algumas, que a contratação de Alonso por parte da McLaren veio levantar. É esperar para ver...

[]

Sunday, December 18, 2005

F1 de férias!

Foi ontem o último dia de testes em Jerez de La Frontera, para este ano de 2005. As únicas equipas em pista foram a BAR Honda e a Renault, que cumpriram um intensivo programa de testes com o piso artificialmente molhado, tendo em vista o desenvolvimento dos pneus de chuva da Michelin. Button pela BAR e Montagny pela Renault realizaram 96 e 76 voltas, respectivamente, com o britânico a usar um V8 da Honda e o francês com o antigo V10 da Renault.
As equipas regressam ao trabalho em Janeiro, com vista a preparar a nova temporada.
[]

Saturday, December 17, 2005

O novo RB2 já rola!

Foi na passada quinta-feira que David Coulthard testou o novo Red Bull equipado com motor V8 da Ferrari. O treino decorreu em Silverstone e constituio os primeiros quilómetros para a nova parceria Red Bull/Ferrari.
A par com esta apresentação surgiram boatos de que Michael Schumacher poderia estar a caminho da Red Bull no final da próxima temporada. O próprio ainda não se pronunciou sobre o seu futuro, pelo que as especulações em torno da sua pessoa são já mais que muitas.
Ficam aqui algumas fotos do monolugar...


Fórmula BMW: O azar bate à porta de Urbano

Foi com uma desistência que o piloto português João Urbano (também piloto do Team Portugal de A1) se despediu da final mundial de Fórmula BMW alemã. A prova decorreu no Bahrein e decidia o título que permitiria ao vencedor a participação num teste com um Fórmula 1 da equipa BMW Cosworth. Na primeira corrida de duas, o piloto luso até começou bem, fazendo o 3º tempo. Posição essa, que iria ocupar na partida para a derradeira prova. Na frente dele ficaram apenas os alemães Marco Holzer e Nicolas Hulkenberg.
Segundo o próprio piloto, as ambições passavam por pelo menos chegar ao pódio. No entanto, logo na partida para a volta de reconhecimento, João Urbano deparou-se com problemas no motor do seu carro que não funcionava. A equipa optou por trocar a bateria, fazendo assim o piloto partir da via das boxes. Mas o destino estava traçado e o motor não permitiu percorrer mais que alguns metros até à primeira curva do traçado. Foi inevitável a desistência.
A prova acabaria por ser ganha por Marco Holzer, enquanto na segunda posição ficaria Nicolas Hulkenberg. Em terceiro terminou o suíço Sebastien Buemi apoiado pela equipa Red Bull.
Holzer vai agora ter a oportunidade de testar um Fórmula 1 pela primeira vez na carreira.
[]

Friday, December 16, 2005

A1 GP: Corrida no Dubai

No fim de semana passado decorreu a 6ª prova do campeonato de A1, no autódromo do Dubai.
Embora parecesse que desta vez a história da corrida podesse ser diferente do que tem sido hábito (vitórias atrás de vitórias ca equipa gaulesa), tudo terminou mais ou menos na mesma.
Nas provas de qualificação, Neel Jani conseguiu a pole para a equipa suíça, que ultimamente se vem revelando como cada vez mais competitiva. A Dams, equipa que dá apoio ao Team Suíça (bem como à França), tem conseguido bons acertos para o monolugar, tal como acontece no Team França. Este fim de semana foi o espelho disso mesmo, com duas vitórias para carros preparados por esta equipa, que já conta com inúmeros títulos em campeonatos de Fórmula 3.
Com o segundo tempo ficou o francês Nicolas Lapierre que bateu o irlandês Ralph Firman por uma décima de segundo. Nelson Piquet Jr, quedou-se pelo 4º tempo e o português Álvaro Parente ficou com o 10º, depois de uma sessão de qualificação um pouco atribulada. Refira-se que o fim de semana até começara bem para Parente, que nos treinos de 6ª feira ficara com a terceira marca.
A Sprint Race iniciou-se com Neel Jani a fazer um bom arranque e a conservar o 1º lugar. A França mantinha-se em segundo e em terceiro vinha agora Robbie Kerr da equipa britânica que se defendi de Piquet Jr. Contudo, na volta seguinte, o brasileiro encosta o carro com problemas. Mais tarde também Robbie Kerr iria efectuar um peão que o atiraria para o 9º lugar.
Quanto a Álvaro Parente, recuperou duas posições até ao oitavo lugar e aí permaneceu, poupando o carro para a corrida mais longa.
Na derradeira volta, Lapierre tem uma ligeira saída de pista e perde algumas posições, regressando à na frente do piloto português, isto é, na sétima posição.
A Feature Race, para novo contentamento do público adepto da equipa da França foi ganha por Lapierre. A grande surpresa terá mesmo sido a subida da equipa da África do Sul ao pódio, o seu primeiro desde o início do campeonato. Com mais sorte desta vez, Kerr ofereceu a segunda posição ao Team Grã-Bretanha. Parente, terminou num excelente 4º lugar, somando 7 pontos a, juntar aos 3 que já arrecadara com o 8º lugar na Sprint Race. Fez uma corrida com altos e baixos, mas no final acabou por sair-se bem. Logo na partida, foi obrigado a queimar a travagem para a primeira curva, pois um dos adversários atravessa-se à frente do seu carro. Cai assim para o 1º lugar. No entanto, e graças a uma entrada do safety-car devido a problemas com o carro da Indonésia, Parente aproveita para efectuar a paragem obrigatória nas boxes, bem como grande parte de todas as outras equipas e à décima-primeira volta já estava em 5º. No decorrer da 18ª volta, o holandês Jos Verstappen é forçado a cumprir uma penalização na via das boxes e o piloto luso sobe ao quarto posto, onde permanece até ao final.
Um resultado surpreendente foi o quinto lugar da China, que embora a mais de 20 segundos do quarto lugar de Álvaro Parente, não deixa de revelar o bom trabalho que a equipa Astromega está a desenvolver com o Team China.
A próxima corrida terá lugar em Sentul, Indonésia, mas só dia 15 de Janeiro do próximo mês.

[]

Michelin abandona...

Será no final da próxima temporada de 2006 que a Michelin diz adeus à Fórmula 1. Acusando a FIA de inviabilizar a competição saudável entre fornecedores de pneus para as equipas, a marca francesa opta, assim, por se retirar. Isto vem no seguimento do que o orgão máximo do desporto automóvel anunciou: a existência de um único fornecedor de pneus, como forma de tornar a competição em si mais justa e também mais segura. A FIA respondeu à Michelin, aludindo aos problemas surgidos em Indianápolis 2005, classificando a situação como infame.
Ao que parece, também as equipas concordam com a tomada desta medida, segundo palavras de um dos responsáveis do comité da FIA.
[]

Saturday, December 10, 2005

Jerez dia 3: Midland com bons tempos nos treinos

A sessão de treinos livres de ontem foi dominada por Pedro de la Rosa, que deixou a concorrência mais próxima a 1,8 segundos. Contudo, o MP4-20 estava equipado com um motor V10, visto que o espanhol esteve toda a manhã empenhado no desenvolvimento dos pneus da Michelin. Já o companheiro Alex Wurz, a bordo de um monolugar com motor V8, testou e afinou o set-up do carro, com vista a dar rodagem à nova máquina. Uma boa surpresa foi o segundo melhor tempo de Nico Rosberg. Depois de um dia atribulado, com diversos problemas, entre os quais uma falha do motor V8, sem dúvida que excedeu as melhores expectativas. Cumpriu somente 24 voltas no treino de hoje. Note-se, no entanto, que a marca do alemão é a segunda melhor para um monolugar equipado com motor V8, até à data. Apenas Button fez melhor com o BAR Honda.
Na Toyota, Trulli e Zonta repartiram o treino entre set-up do monolugar e desenvolvimento de pneus para a Bridgestone. Realizaram várias voltas ao traçado, realizando ambos tempos na casa do segundo 19' (o melhor tempo realizado foi 1:17.303).
Quanto à Midland, o dia poder-se-á dizer que correu bem melhor que o de ontem. Com Albers e Monteiro ao volante dos monolugares da equipa russa, foi posto à prova, mais uma vez, o poderio do novo motor V8, embora equipado num chassis EJ15B da época transacta. O objectivo do dia era, sobretudo, experimentar diferentes set-ups e dar rodagem ao motor V8, bem como participar no desenvolvimento de pneus para a Bridgestone.
Refira-se que Monteiro foi mais rápido que Marc Gene (Ferrari) e David Coulthard (Red Bull). Sendo que este último usava um motor V10. Albers fez ainda um tempo inferior, deixando Monteiro a cerca de meio segundo.

[]

Thursday, December 08, 2005

Segundo dia em Jerez: Tiago Monteiro com último tempo

O dia de treinos de hoje, foi marcado por inúmeras mostragens da bandeira vermelha. Luca Badoer foi o primeiro, pregando um enorme susto a todos os presentes, ao embater a alta velocidade e de frente contra um muro de pneus. O italiano foi levado à enfermaria onde se confirmou estar de boa saúde. O segundo grande susto do dia foi protagonizado por Gary Paffet que bloqueou o motor do seu monolugar e saiu de pista numa recta.
Para Tiago Monteiro, o dia não correu por aí além... O piloto português rodou pouco, fazendo somente 23 voltas ao circuito. Monteiro esteve a bordo de um EJ15C equipado com motor V8, enquanto o belga Jeffrey van Hooydonk, a fazer o seu primeiro teste na Fórmula 1, conduziu um EJ15B com motor V10. Do tempo realizado ontem por Albers e hoje por Monteiro, podemos concluir que o novo carro da Midland ainda tem que sofrer grandes melhorias, de forma a ser mais competitivo.
Os treinos nos traçado de Jerez prosseguem amanhã.
[]

Wednesday, December 07, 2005

Tiago Monteiro galardoado com prémio de Rookie do Ano

O piloto português Tiago Monteiro foi condecorado com o prémio de Rookie do Ano por parte de duas das mais prestigiadas revistas do mundo do desporto automóvel. A Autosport e a F1 Racing consideraram-no como o melhor estreante dos principais campeonatos de automobilismo a nível mundial, sobretudo devido à sua regularidade. Recorde-se que Monteiro terminou 18 das 19 provas esta temporada na Fórmula 1 e terminou em 16º lugar no campeonato de pilotos, sendo o melhor de todos os que participavam pela primeira vez nesta categoria.
O próprio director da revista mensal F1 Racing escreve:

“Evitando a habitual panóplia de erros típicos nos pilotos que se estreiam na F1, o piloto da Jordan, Tiago Monteiro, foi ao longo da temporada cada vez mais rápido e conseguirá melhor no futuro."

Entretanto, o piloto luso prepara-se para regressar às pistas, já amanhã, durante o seu primeiro teste com a nova equipa, a Midland F1.
[]

Fotos do novo monolugar da Midland











Primeiro dia de testes em Jerez

Decorreram durante a manhã de hoje, os primeiros testes no circuito de Jerez de La Frontera.
A grande surpresa foi mesmo o novo carro da Midland. Ao volante do monolugar estiveram Albers e Biagi, este último, pagando para testar na F1. O M16 estava equipado com um V10 limitado nas rotações, sendo que o chassis ainda era o da época passada, usado pela Jordan. Segundo consta, o novo encontra-se, ainda, em fase de desenvolvimento. Também Tiago Monteiro esteve presente no circuito (http://images.f1racing.net/large/53906.jpg). Ao que se sabe, o piloto luso irá sair para a pista nos treinos de amanhã.
Também foi hoje a primeira vez que se viu a Ferrari testar ao lado de outras equipas. Como se sabe, a escuderia optou por 'romper' o acordo que existia entre todas as equipas, segundo o qual todas concordavam em não testar até um mês após o final da época. Os pilotos ao serviço da equipa do cavalinho rampante foram Marc Gene, que obteve o segundo tempo a duas décimas do primeiro classificado Franck Montagny da Renault e Luca Badoer que ficou apenas em 11º.
Kovalainen, ao volante de um dos Renault obteve um excelente 3º tempo, para quem se estreia ao volante de um Fórmula 1 e Karthikeyan, a testar com a Williams, ficou em 5º, bem à frente de Rosberg. O indiano ainda teve tempo para uma saída de pista, sem consequências de maior.
Os últimos tempos foram efectuados pelos pilotos da Midland, sendo que Albers rodou a quase quatro segundos do primeiro classificado. Ainda é cedo para avaliar as capacidades do novo carro, pois para além de ser o primeiro teste, o monolugar ainda está em fase de desenvolvimento e longe da versão final. Veremos como se porta o nosso compatriota Tiago Monteiro no dia de amanhã.

[]

Tuesday, December 06, 2005

Klien na Red Bull, Liuzzi e Speed na Toro Rosso

Foi finalmente confirmada hoje, a permanência de Christian Klien como segundo piloto da Red Bull. Vai assim fazer companhia ao veterano David Coulthard que já há muito fora dado como certo na equipa. A Red Bull, que este ano vai contar com motores fornecidos pela Ferrari. O monolugar irá mesmo ser denominado Red Bull RB2/Ferrari.
Por outro lado, a segunda equipa sob a alçada da marca de bebidas energéticas, denominada Toro Rosso, foi também hoje definida. Confirmou-se o esperado e os pilotos serão o italiano Vitantonio Liuzzi e o americano Scott Speed que correu no campeonato de GP2 na época transacta.
Uma curiosidade é o facto de os EUA terem de novo um piloto no campeonato de F1, alguns anos depois do último. Isso sucedeu em 1993, quando Mario Andretti corria pela McLaren.
[]

Será esta a confirmação...?!

Foi revelada a lista dos pilotos que vão participar no Campeonato de Fórmula 1 de 2006, por parte da FIA.
Após a lista ter sido disponibilizada, eis que surgem duas surpresas. Ou deveremos chamar-lhe duas dúvidas...? A primeira e, talvez menos importante no que ao público português diz respeito, está relacionada com a possível não participação da tão badalada nova equipa da Honda, a Super Aguri. Esta eventual retirada da candidatura estará relacionada com a demora na apresentação de um projecto sustentável e viável, que até a data vivia de rumores e de possíveis negócios para fornecimento de motores e chassis.
A segunda 'surpresa' e bem mais agradável, prende-se com Tiago Monteiro, que surge como piloto da Midland ao lado de Albers. Ainda para mais, como possível primeiro piloto da equipa, pois mantém o número 18, deixando Albers com o 19. A pergunta que se põe é a seguinte: será este o anúncio que a Midland pretendia fazer, o tal de que se falava que iria acontecer no início de Dezembro? É que vendo bem os factos, este anúncio, embora feito de forma indirecta pois estamos a falar de um piloto em particular, vindo de quem vem (FIA) parece-me suficientemente credível. Agora se a Midland terá ou não previsto isto já não sabemos. Pessoalmente continuo a achar que não passa de uma estratégia de marketing tendo em vista angariar mais patrocínios para o Albers. A ver vamos...

Lista de participantes:

1 Fernando Alonso (E) Mild Seven Renault F1 Team
2 Giancarlo Fisichella (I) Mild Seven Renault F1 Team
3 Kimi Raikkonen (Fin) McLaren Mercedes
4 Juan Pablo Montoya (Co) McLaren Mercedes
5 Michael Schumacher (D) Scuderia Ferrari Marlboro
6 Felipe Massa (Br) Scuderia Ferrari Marlboro
7 Ralf Schumacher (D) Panasonic Toyota Racing
8 Jarno Trulli (I) Panasonic Toyota Racing
9 Mark Webber (Aus) Williams F1 Team
10 Nico Rosberg (D) Williams F1 Team
11 Rubens Barrichello (Br) Lucky Strike Honda Racing F1 Team
12 Jenson Button (Gb) Lucky Strike Honda Racing F1 Team
14 David Coulthard (Gb) Red Bull Racing
15 FA Red Bull Racing
16 Nick Heidfeld (D) BMW Sauber F1 Team
17 Jacques Villeneuve BMW Sauber F1 Team
18 Tiago Monteiro (P) MF1 Racing
19 Christijan Albers (Nl) MF1 Racing
20 FA Scuderia Toro Rosso
21 FA Scuderia Toro Rosso

Faltam apenas ser confirmados os nomes dos pilotos da equipa Toro Rosso, uma vez que Villeneuve e Klien já foram confirmados como segundos pilotos da Williams e Red Bull, respectivamente.

[]

Friday, December 02, 2005


Pit Babe do mês ;) Posted by Picasa

Barcelona - dia 4: Button de novo o mais rápido

O quarto dia de treinos de Inverno em Barcelona, podemos dizer que não teve nada de extraordinário. Isto se excluirmos o facto, claro está, de Button ter sido o mais rápido pelo segundo dia consecutivo. O britânico esteve essencialmente concentrado no desenvolvimento aerodinâmico do BAR, visto que corria com um motor V10 desta temporada. Mais uma vez os Toyota estiveram a bom nível, com Zonta a estabelecer o segundo tempo.
As maiores novidades foram talvez, os regressos de Juan Pablo Montoya e Ralph Schumacher.
A realizarem os seus primeiros testes a bordo de um F1, mais precisamente um Renault, estiveram Robert Kubica (recentemente campeão de Fórmula 3) e Giorgio Mondini. Juntos cumpriram 40 voltas ao traçado.
[]

Barcelona - dia 3: a vez de Button...

O dia de treinos de 4ª feira foi dominado por Jenson Button. Pilotando uma versão similar à do monolugar deste ano equipada com um motor V10 e uma outra de 2004, o piloto britânico estabeleceu o melhor registo do dia, quase dois segundos a menos que o segundo classificado e piloto da Renault, Franck Montagny. Juntamente com Montagny, no desenvolvimento do R25 com motor V10 limitado nas rotações para simular um V8, esteve Jose Maria Lopez, que faz parte do programa da Renault para desenvolvimento de jovens pilotos.
Desta forma, os melhores e "verdadeiros" V8 acabaram por ser os que equipavam os Toyota de Jarno Trulli e Ricardo Zonta. Contudo, enquanto Trulli realizou 65 voltas sem problemas de maior, o mesmo já não sucedeu com Zonta, que apenas cumpriu 20 voltas queixando-se de problemas no depósito de combustível do monolugar.
Mais avançada no desenvolvimento do carro, mas nem por isso sem menos problemas, está a BMW Sauber que realizou o seu terceiro dia de treinos em Barcelona e novamente apenas com Nick Heidfeld, numa altura em que se confirma a continuação de Jacques Villeneuve como piloto para a próxima época. Heidfeld deu 70 voltas ao circuito com o novíssimo motor BMW P86 V8 montado no chassis Sauber. Segundo Mario Theissen, o homem forte da BMW, era de extrema importância que isto sucedesse, de forma a posteriormente equipar o carro, com todos os dispositivos electrónicos necessários.
No que diz respeito à Red Bull, pela primeira vez David Coulthard juntou-se a Christian Klien no desenvolvimento da máquina. Terminaram a sessão em sexto e oitavo, respectivamente. Por seu turno, Liuzzi continuou o desenvolvimento do também motor V10 da Cosworth, mas para a equipa Toro Rosso.
Na Williams, os pilotos de serviço foram Mark Webber e Nico Rosberg. O australiano esteve sobretudo empenhado no desenvolvimento dos pneus Bridgestone, enquanto Rosberg tentou, sem grande sucesso, dar andamento ao novo motor V8 da Cosworth que equipa o FW27 versão de 2005. Realizou apenas 18 voltas, com problemas ao nível dos pneumáticos e do sistema hidráulico.
[]


 
Free Counter
Free Counter