A1 GP: Corrida no DubaiNo fim de semana passado decorreu a 6ª prova do campeonato de A1, no autódromo do Dubai.
Embora parecesse que desta vez a história da corrida podesse ser diferente do que tem sido hábito (vitórias atrás de vitórias ca equipa gaulesa), tudo terminou mais ou menos na mesma.
Nas provas de qualificação, Neel Jani conseguiu a pole para a equipa suíça, que ultimamente se vem revelando como cada vez mais competitiva. A Dams, equipa que dá apoio ao Team Suíça (bem como à França), tem conseguido bons acertos para o monolugar, tal como acontece no Team França. Este fim de semana foi o espelho disso mesmo, com duas vitórias para carros preparados por esta equipa, que já conta com inúmeros títulos em campeonatos de Fórmula 3.
Com o segundo tempo ficou o francês Nicolas Lapierre que bateu o irlandês Ralph Firman por uma décima de segundo. Nelson Piquet Jr, quedou-se pelo 4º tempo e o português Álvaro Parente ficou com o 10º, depois de uma sessão de qualificação um pouco atribulada. Refira-se que o fim de semana até começara bem para Parente, que nos treinos de 6ª feira ficara com a terceira marca.
A Sprint Race iniciou-se com Neel Jani a fazer um bom arranque e a conservar o 1º lugar. A França mantinha-se em segundo e em terceiro vinha agora Robbie Kerr da equipa britânica que se defendi de Piquet Jr. Contudo, na volta seguinte, o brasileiro encosta o carro com problemas. Mais tarde também Robbie Kerr iria efectuar um peão que o atiraria para o 9º lugar.
Quanto a Álvaro Parente, recuperou duas posições até ao oitavo lugar e aí permaneceu, poupando o carro para a corrida mais longa.
Na derradeira volta, Lapierre tem uma ligeira saída de pista e perde algumas posições, regressando à na frente do piloto português, isto é, na sétima posição.
A Feature Race, para novo contentamento do público adepto da equipa da França foi ganha por Lapierre. A grande surpresa terá mesmo sido a subida da equipa da África do Sul ao pódio, o seu primeiro desde o início do campeonato. Com mais sorte desta vez, Kerr ofereceu a segunda posição ao Team Grã-Bretanha. Parente, terminou num excelente 4º lugar, somando 7 pontos a, juntar aos 3 que já arrecadara com o 8º lugar na Sprint Race. Fez uma corrida com altos e baixos, mas no final acabou por sair-se bem. Logo na partida, foi obrigado a queimar a travagem para a primeira curva, pois um dos adversários atravessa-se à frente do seu carro. Cai assim para o 1º lugar. No entanto, e graças a uma entrada do safety-car devido a problemas com o carro da Indonésia, Parente aproveita para efectuar a paragem obrigatória nas boxes, bem como grande parte de todas as outras equipas e à décima-primeira volta já estava em 5º. No decorrer da 18ª volta, o holandês Jos Verstappen é forçado a cumprir uma penalização na via das boxes e o piloto luso sobe ao quarto posto, onde permanece até ao final.
Um resultado surpreendente foi o quinto lugar da China, que embora a mais de 20 segundos do quarto lugar de Álvaro Parente, não deixa de revelar o bom trabalho que a equipa Astromega está a desenvolver com o Team China.
A próxima corrida terá lugar em Sentul, Indonésia, mas só dia 15 de Janeiro do próximo mês.
[]


0 Comments:
Post a Comment
<< Home