
Número de voltas: 53
Perímetro do circuito: 5.793 Km
Distância da corrida: 306.720 Km
Record da pista: 1m21s046 - Rubens Barrichello (2004)
Resultado final em 2005:
1) Juan Pablo Montoya
2) Fernando Alonso
3) Giancarlo Fisichella
4) Kimi Raikkonen
5) Jarno Trulli
6) Ralf Schumacher
7) Antonio Pizzonia
8) Jenson Button
...
17) Tiago Monteiro

O Grande Prémio de Itália tem sido palco de alguns dos melhores e piores momentos do desporto autmóvel. O circuito de Monza é um traçado mítico e carregado de simbolismo. Foi aqui que em 1955, o único campeão mundial de F1 italiano, Alberto Ascari, realizou as suas últimas voltas a bordo de um desportivo da Ferrari durante um teste, antes de encontrar a morte num acidente numa curva do traçado. Acidente esse, ainda hoje envolto nalgum mistério. A curva ficou com o seu nome, a conhecida Variante Ascari.
Seis anos mais tarde seria Wolfgang Von Trips, que numa colisão violenta com Jim Clark era atirado para cima do público matando 8 espectadores e acabando por falecer.

O famoso banking foi abandonado nos anos 60 por razões de segurança e em 1971, assistiu-se a uma das melhores corridas de todos os tempos neste circuito, com Peter Gethin a terminar a corrida com uma vantagem de somente 0,1s para o segundo classificado.
Trata-se de uma corrida que mexe com sentimentos, sobretudo com os dos tiffosi, que apenas têm olhos para os monolugares vermelhos e para os seus pilotos. Foi nesta pista que Jody Scheckter ganhou o campeonato em 1979 para a Ferrari. Em 1998, Gerhard Berger e Michele Alboreto chegaram ambos ao pódio, alguns dias antes da morte do fundador da marca Enzo Ferrari.


0 Comments:
Post a Comment
<< Home