Pit Lane

Tuesday, August 29, 2006

GP da Turquia - Análise

Nesta tarde de Domingo, assistiu-se a uma corrida emocionante do princípio ao fim. Tivemos um vencedor inesperado e uma renhida luta entre os dois principais candidatos ao título. No final: um brasileiro eufórico, um espanhol aliviado e um alemão conformado.

A corrida teve início debaixo de elevadas temperaturas como é habitual nesta zona. No ar estavam 35º, enquanto na pista se chegava aos 53º!
Logo na partida, assistiu-se a um bom arranque por parte de Felipe Massa que mantinha desta forma a liderança na abordagem à primeira curva do circuito. Já o seu companheiro Michael Schumacher não reagiu tão bem ao sinal e viu assim Alonso por-se lado a lado consigo na travagem. O alemão beneficiando de uma travagem mais tardia recuperou o segundo posto.
Mais atrás Fisichella não evitava um pião. Heidfeld não conseguiu evitar o toque no Renault e perdeu a asa dianteira. Raikkonen foi outra das vítimas, ao ser tocado por Scott Speed, que provocou um furo no pneu traseiro esquerdo do finlandês.
Quanto ao português Tiago Monteiro, quando parecia que estava a conseguir sair impune de toda a confusão, eis que é abalroado por Takuma Sato que também procurava desviar-se do incidente. Resultado: o M16 do piloto português ficou com a suspensão dianteira direita partida, ditanto o abandono prematuro.

Fisichella, Heidfeld e Raikkonen foram as boxes para reparar os danos nos seus monolugares. No entanto, Raikkonen não iría evitar uma saída de pista que resulta no embate contra o muro de pneus, na curva 8.

A classificação tinha estabilizado, com Massa na frente de Alonso, Schumacher, Button, Webber e Kubica. Eram estes os 6 primeiros. Contudo, na volta 14, Liuzzi ao ser pressionado por Albers não evita um pião na curva 1 e acaba por deixar o Toro Rosso ir abaixo. Devido à má posição em que o monolugar se encontrava, o Safety Car entra em pista. Aproveitando esta situação, os três pilotos da frente efectuam as suas paragens nas boxes, sendo que Schumacher e Massa param na mesma volta. Ao ter de esperar atrás do brasileiro, Schumi acaba por perder a segunda posição para Alonso. Atingia-se o ponto de viragem nesta corrida.

Com o continuar da corrida, Massa aproveitava para se distanciar de Alonso e o mesmo fazia o espanhol em relação a Schumacher, que parecía estar a ter dificuldades com o jogo de pneus montado no seu Ferrari. Tal foi, que o alemão não evitou uma ligeira incursão pela escapatória da curva 8, perdendo 4,7 segundos só nessa volta.

Com as segundas paragens nas boxes para Massa e Alonso e com Schumacher a permanecer mais 4 voltas em pista, o alemão aproveitou para, após a sua paragem, sair a apenas alguns segundodos de distância de Alonso. Nas últimas 15 voltas assistiu-se a uma luta acesa entre os dois pela segunda posição do pódio. Mas no final, Alonso foi o mais forte e conseguiu segurar a posição.

No entanto, o dia era de Massa que após 66 Grandes Prémios, alcança a sua primeira vitória na F1. Button terminou em 4º, seguido de Pedro de la Rosa. Fisichella com uma excelente recuperação termina em 6º, marcando preciosos pontos para a Renault. Ralf Schumacher e Barrichello ficaram em 7º e 8º, respectivamente, depois de uma luta até à última curva.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


 
Free Counter
Free Counter