Pit Lane

Tuesday, April 18, 2006

Midland actualiza túnel de vento



Numa altura em que o desenvolvimento aerodinâmico é cada vez mais um factor crítico de sucesso na velocidade dos carros em pista, a Midland F1 prepara uma actualização do seu túnel de vento, tendo em vista iniciar o quanto antes o desenvolvimento do monolugar para 2007.
No entanto, será sobretudo na temporada de 2008 que a equipa tem de pensar, pois as alterações aos regulamentos que já estão previstas, determinam o desenvolvimento dos apêndices aerodinâmicos do monolugar como algo de crucial. Por outro lado, a equipa pretende ser mais competitiva de época para época, aproximando-se dos seus adversários directos.


Quando foi mandado construir pela Jordan Grand Prix, o actual túnel de vento encontrava-se na vanguarda da tecnologia. Porém, os progressos tecnológicos da F1 nunca param, o que fez com que chegasse a altura de actualizar o túnel. Actualizar as instalações aerodinâmicas é algo que, mais cedo ou mais tarde, todas as equipas têm de fazer. Contudo, apesar de modificar uma actual instalação não ser tão dispendioso nem tão difícil como construir um túnel novo de raiz, tal não deixa de ser um processo complexo.


"Estivemos a desenvolver um plano conjunto nos últimos tempos, e agora preparamo-nos para pô-lo em prática", disse o Director Técnico da MF1, James Key. "O actual túnel de vento serviu-nos de forma bastante positiva durante os cerca de 7 ou 8 anos que cá estive. Apesar dos resultados reflectirem de forma bastante fiel o trabalho nos túneis de vento, podemos chegar mais longe com melhores instalações."


"Por exemplo, a 40%, estamos a utilizar uma escala ligeiramente mais reduzida do que a maioria das equipas. Portanto vamos construir um túnel para 50%, que nos dará a hipótese de irmos ainda um pouco mais longe do que este valor. Existem inúmeras vantagens de fazer um upgrade aos 50%, não apenas no tamanho do modelo, mas também a possibilidade de realizar diferentes trabalhos com modelos maiores do que os possíveis a 40%."


"Vamos igualmente aumentar a velocidade do nosso túnel para um nível muito mais rápido, o que se revelará muito mais representativo do que se passa em pista. Geralmente corremos durante 40 m/seg e no futuro poderemos ir além dos 60 m/seg. Tal leva-nos a um nível muito mais próximo do que a oposição tem."


"Vamos ainda permitir que se adapte melhor à forma do nosso carro. Com 2008 a aproximar-se, é muito importante ter um túnel que pode suportar essa mudança de forma, pelo que é algo óbvio a fazer. Há ainda outras implicações, como a nova asa traseira CDG (nova asa traseira com design radical, proposta pela FIA para 2008). Queremos retratar o melhor possível a situação da vida real. Haverá mais opções para movimentar o carro de um lado para o outro - altura ao solo e outras situações semelhantes - e queremos melhorar neste departamento para tirar o mais partido possível destas novas possibilidades."

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


 
Free Counter
Free Counter