Pit Lane

Tuesday, February 28, 2006

Mugello - dia 2: Ferrari prossegue com os testes




1) Michael Schumacher (Ferrari), 1m21s974
2) Felipe Massa (Ferrari), 1m22s481

Super Aguri revela o livery



















Midland F1 e Super Aguri em Silverstone - 28/02







Valência - dia 2: Kovalainen, o primeiro de seis




No segundo dia da última semana de testes, o finlandês piloto de testes da Renault, Heikki Kovalainen, foi o mais rápido. À semelhança do que aconteceu no primeiro dia, apenas seis carros estiveram no circuito de Valência. As equipas representadas foram a Renault, a Williams, a Honda e a McLaren.


Depois de na sessão de ontem ter tido um problema mecânico no seu monolugar, Kovalainen estabeleceu o melhor registo do dia de hoje, que será o último da Renault no sul de Espanha. Cumpriu 125 voltas ao traçado, com o melhor tempo de 1m10s443 - menos 0.1s que Davidson, o piloto da Honda em pista e segundo mais rápido. O inglês foi o piloto que mais rodou, ao efectuar 146 voltas.


Em terceiro lugar surge o primeiro piloto da McLaren, Kimi Raikkonen. Ficou a cerca de 0.3s de Davidson. Pedro de la Rosa, ao volante de um híbrido, terminou em quarto.


As duas últimas posições ficaram para os homens da Williams, com Rosberg melhor que Webber.


Os testes prosseguem amanhã, com a Toyota e a Red Bull a juntarem-se às equipas presentes.



1) Heikki Kovalainen (Renault), 1m10s443
2) Anthony Davidson (Honda), 1m10s537
3) Kimi Raikkonen (McLaren-Mercedes), 1m10s814
4) Pedro de la Rosa (McLaren-Mercedes), 1m10s836
5) Nico Rosberg (WilliamsF1-Cosworth), 1m11s261
6) Mark Webber (WilliamsF1-Cosworth), 1m11s947

DTM: Mercedes confirma Lauda e Stoddart



A Mercedes confirmou que contará com os pilotos Susie Stoddart e Mathias Lauda para a temporada 2006 do Campeonato de DTM. Susie, 23 anos, passará a ser a segunda mulher na competição.


A primeira mulher piloto no DTM foi Vanina Ickx que estará igualmente na disputa, só que correndo pela Audi. As duas voltam a marcar a presença feminina no DTM após 14 anos. A última a competir foi Elle Lohr, vencedora da corrida de Hockenheim em 1992.


Tanto Mathias, participante no campeonato de GP2 do ano passado e filho do ex-piloto Niki Lauda, quanto Susie competirão com a versão 2004 do carro para as equipas Persson Motorsport e Mücke Motorsport, respectivamente.

Norbert Haug, director desportivo da Mercedes-Benz, elogiou os novos contratados da constructora alemã:



“Com Susie Stoddart e Mathias Lauda teremos dois bons novatos para a Mercedes no DTM”, disse. “Susie teve uma boa performance nos últimos anos e Mathias conseguiu experiência em pouco tempo de carreira.”

Glock junta-se à lista...



A uma curta lista elaborada pelos responsáveis da Super Aguri, com nomes de pilotos disponíveis para ocuparem o lugar de terceiro piloto da equipa nipónica, junta-se agora mais um: Timo Glock. Depois dos nomes de Franck Montagny e de James Rossiter, o alemão é mais um com experiência na Fórmula 1, onde esteve durante o ano de 2004 ao serviço da Jordan.


Quanto aos rumores que davam como possível o nome de Ralph Firman - outro ex-piloto da Jordan - nessa lista, foram desmentidos pela própria Super Aguri. De facto, o piloto que defende as cores da Irlanda no campeonato de A1 GP assinou um contrato com Aguri, mas para ingressar no campeonato de Super GT japonês.

Tiago admite que 2006 será mais complicado que 2005




Apesar do andamento do novo monolugar da Midland ter mostrado que tem potencial para andar mais perto dos primeiros, a verdade é que Tiago Monteiro está ciente que 2006 poderá ser um ano ainda mais complicado para a equipa que corre sob a bandeira russa.
Em declarações ao jornal português Autosport, o piloto português deu as razões para a proxima época ser considerada mais complicada que a que realizou pelos cores da Jordan. A compra da Minardi pela Red Bull e da Sauber pela BMW baralhou as contas à equipa que desejava não repetir o penultimo lugar do mundial de construtores.

"Fizemos mais testes neste último mês do que em meia temporada de 2005, estamos a trabalhar muito mais no túnel de vento, mas isso não quer dizer que vamos andar mais à frente. Houve uma progressão geral, pois as equipas com quem lutávamos aumentaram muito os seus meios. A Minardi foi vendida à Red Bull e vai dispor de um chassis muito bom, já completamente desenvolvido, para além de ter um motor que lhe dá vantagem, como demonstramos nos testes comparativos que fizemos em Jerez, no mês de Dezembro. Quanto à Sauber com quem conseguíamos, às vezes, competir, foi vendida à BMW e tem, por isso, meios muito superiores aos nossos."


Mas o piloto português avisou que a concorrência cresceu e portanto, não há milagres...


"É natural que as pessoas esperem mais de mim do que em 2005, quando eu era um desconhecido, mas estou na mesma equipa e a concorrência cresceu bastante. Por isso será ainda mais dificil conseguir resultados este ano, mesmo se vou lutar para voltar a marcar pontos. Mas não se podem esperar milagres e esta continua a ser uma equipa pequena, com um orçamento pequeno."

Monday, February 27, 2006

Mugello - dia 1: Dois chassis F248 em pista pela primeira vez




1) Michael Schumacher (Ferrari), 1m22s623
2) Felipe Massa (Ferrari), 1m24s249

Valência - dia 1: Última semana de testes




1) Nico Rosberg (WilliamsF1-Cosworth), 1m11s030
2) Pedro de la Rosa (McLaren-Mercedes), 1m11s238
3) Mark Webber (WilliamsF1-Cosworth), 1m11s327
4) Heikki Kovalainen (Renault), 1m11s450
5) Gary Paffett (McLaren-Mercedes), 1m13s055

Thursday, February 23, 2006

Imola - dia 3: Mau tempo condiciona dia de testes



1) Jacques Villeneuve (BMW-Sauber), 1m30s866
2) Robert Kubica (BMW-Sauber), 1m31s939
3) Scott Speed (Scuderia Toro Rosso), 1m38s290

GP em Valência?




Veio a público que representantes do circuito espanhol Ricardo Tormo em Valência, conjuntamente com o governador da cidade, tiveram uma reunião com Bernie Ecclestone, de forma a convencê-lo da capacidade do circuito em albergar um evento como um Grande Prémio.
Este encontro teve lugar na manhã de quart-feira, 22 de Fevereiro.


É verdade que este circuito espanhol - um dos mais utilizados para testes das equipas de Fórmula 1 - tem vindo a sofrer melhoramentos nos últimos anos, razão pela qual foi escolhido para ronda de abertura do Campeonato de GP2 de 2006. No entanto, Barcelona, actualmente a cidade detentora do GP de Espanha, tem contrato para realizar este evento até 2011. Será que iremos ter dois GP's de Espanha, à semelhança do que se fala para o Brasil? A pergunta fica no ar...

Barcelona - dia 3: Button em primeiro nos últimos minutos...

O piloto britânico da Honda, Jenson Button, estabeleceu a melhor marca do terceiro dia de testes no circuito da Catalunha, ao registar o tempo de 1m13s935 e deixando Giancarlo Fisichella a somente 0.036s de diferença.


Aliás, este tempo de Button foi conseguido já na etapa final da sessão de treinos, acabando por relagar os dois homens da Renault - Fisichella e Alonso - para segundo e terceiro classificados, respectivamente. O companheiro do inglês na Honda, Rubens Barrichello, ficou com o quarto melhor tempo a cerca de 0.3s. O par de pilotos da Honda foi dos que mais rodou durante toda a sessão - 235 voltas no total. Mais que estes, só mesmo na Renault. Alonso e Fisichella realizaram, ambos juntos, 238 voltas ao traçado de Barcelona.


Atrás de Barrichello ficaram os dois McLaren, com Juan Pablo Montoya a superiorizar-se a Kimi Raikkonen. Em sétimo lugar surge Nico Rosberg que fez bem melhor que o companheiro Mark Webber que foi apenas 11º. Entre os dois pilotos da Williams ficaram Ralf Schumacher, David Coulthard e Jarno Trulli.

O segundo homem da Red Bull em pista, na circunstância Christian Klien, foi 12º na frente dos dois pilotos mais lentos do dia - Christijan Albers e Takuma Sato.
O japonês totalizou 58 voltas, com o melhor tempo de 1m19s787, a 5.8s do líder.



1) Jenson Button (Honda), 1m13s935
2) Giancarlo Fisichella (Renault), 1m13s971
3) Fernando Alonso (Renault), 1m13s977
4) Rubens Barrichello (Honda) 1m14s266
5) Juan Pablo Montoya (McLaren-Mercedes), 1m14s588
6) Kimi Raiikkonen (McLaren-Mercedes), 1m15s475
7) Nico Rosberg (WilliamsF1-Cosworth), 1m15s774
8) Ralf Schumacher (Toyota), 1m15s973
9) David Coulthard (Red Bull-Ferrari), 1m16s034
10) Jarno Trulli (Toyota), 1m16s057
11) Mark Webber (WilliamsF1-Cosworth), 1m16s128
12) Christian Klien (Red Bull-Ferrari), 1m16s923
13) Christijan Albers (Midland F1-Toyota), 1m17s142
14) Takuma Sato (Super Aguri-Honda), 1m19s787

Wednesday, February 22, 2006

Monteiro satisfeito com o desempenho do M16-02




Apesar de ontem a chuva ter condicionado, em parte, o dia de testes da equipa Midland F1, hoje a sessão decorreu com relativa normalidade. Devido às baixas temperaturas que se fizeram sentir de manhã cedo, a pista não apresentava condições ideais para iniciar o programa estipulado. Contudo, por volta das 11h30, as temperaturas tanto do ar como da pista aumentaram, permitindo que Monteiro de-se início aos testes que visavam pôr à prova os sistemas de controlo do monolugar. De seguida, esteve ocupado a desenvolver as borrachas da Bridgestone.
Na parte da tarde, Albers tomou os comandos do M16 e deu seguimento ao trabalho iniciado pelo piloto português.


No que diz respeito a Tiago Monteiro, o piloto fez a sua melhor volta do dia em 1m20s381, cerca de um segundo a mais que Albers. No entanto, o holandês dispos da pista seca durante toda a tarde. O mesmo já não sucedeu com Monteiro na parte da manhã.



“Hoje estivemos escolher a configuração dos pneus para o Bahrein e para a Malásia, com construções e materiais diferentes. Apesar da parte matinal a pista estar húmida, acho que já sabemos o que vamos utilizar em cada circuito. Conseguimos tirar boas conclusões”, disse Tiago Monteiro.

“Esta semana em Barcelona foi muito importante para nós. Ontem tivemos uma jornada boa a verificar a performance do M16 e hoje dedicámo-nos somente ao desenvolvimento e pesquisa na área dos pneus. O Christijan vai continuar os testes e espero que consiga descobrir algumas afinações interessantes. Para a semana vamos fazer o shake-down do carro novo e mais alguns testes antes dos carros irem para o Bahrein”, rematou o piloto português.

Kimi recusa proposta de renovação da McLaren




É já a segunda vez que Kimi Raikkonen e a McLaren falham o acordo para a renovação de contrato do piloto.
A primeira vez aconteceu quando, após o final da temporada passada, Ron Dennis tentou convencer o finlandês a prolongar o seu vínculo à equipa. No entanto, Raikkonen respondeu com um contundente "NÃO".
De acordo com a imprensa, desta vez Kimi terá mesmo recusado uma proposta no valor de 50 milhões de euros, a receber durante 3 anos. Esta situação vem de alguma forma aumentar o mistério sobre a possibilidade de ele já ter assinado um pré-acordo com a Ferrari para 2007, algo que a imprensa italiana não se cansa de afirmar. Para que esta situação se clarifique, falta Michael Schumacher definir o seu futuro e decidir se continua na Ferrari, se muda de equipa ou se abandona a F1. Notícias mais recentes, apostam também na possível entrada de uma equipa com o nome do alemão. Existem várias possibilidades diferentes. A ver vamos qual se realiza...

Barcelona - dia 2: (Quase) todos à Catalunha!

1) Kimi Raikkonen (McLaren-Mercedes), 1m15s223
2) Giancarlo Fisichella (Renault), 1m15s500
3) Fernando Alonso (Renault), 1m15s801
4) Jenson Button (Honda), 1m15s969
5) Jarno Trulli (Toyota), 1m16s193
6) Ralf Schumacher (Toyota), 1m16s381
7) Rubens Barrichello (Honda), 1m16s486
8) Juan Pablo Montoya (McLaren-Mercedes), 1m16s538
9) Christian Klien (Red Bull-Ferrari), 1m16s927
10) David Coulthard (Red Bull-Ferrari), 1m18s212
11) Mark Webber (WilliamsF1-Cosworth), 1m18s265
12) Christijan Albers (Midland F1-Toyota), 1m19s300
13) Tiago Monteiro (Midland F1-Toyota), 1m20s381
14) Yuji Ide (Super Aguri-Honda), 1m24s455

Tuesday, February 21, 2006

Sakhir, Bahrain - dia 8: Ferrari despede-se




1) Felipe Massa (Ferrari), 1m29s958
2) Michael Schumacher (Ferrari), 1m30s375

Barcelona - dia 1: Super Aguri, um "brinquedo" novo em pista


No primeiro dia de testes de regresso ao circuito de Barcelona, a grande atracção foi, desde cedo, a estreia da Super Aguri em treinos de Inverno. O monolugar da mais recente equipa a aderir à Fórmula 1 saiu da garagem por volta das 10h35. Ao volante vinha Takuma Sato. Seguiu-se a habitual sessão de fotos por parte dos jornalistas presentes.


Quanto ao dia de testes propriamente dito, há a registar o bom desempenho de Mark Webber. Mais uma vez o piloto australiano a ser o mais rápido em pista com o melhor tempo de 1m17s699.

Se da parte da manhã o dia começou cheio de sol e com uma temperatura a rondar os 13º no ar (temperatura boa para os motores) e 17º na pista, já na sessão vespertina, a chuva veio estragar os planos de todos os presentes.


Kimi Raikkonen terminou o dia com o segundo melhor registo, apenas a 0.1s de Webber.
Por seu lado, Robert Doornbos foi terceiro ao volante do Red Bull a 0.6s do primeiro. Quanto ao português Tiago Monteiro mostrou que a Midland está a melhorar em termos de competitividade, ao estabelecer o quarto tempo à frente do McLaren de Juan Pablo Montoya que apenas efectuou 22 voltas, altura em que o motor da Mercedes cedeu.


Na Super Aguri, Takuma Sato realizou 8 voltas ao circuito espanhol, sendo que 5 delas foram da parte da tarde já com a pista molhada. Contudo, na sessão da manhã, o seu melhor tempo ficou-se por 1m30.244s.
Não se pode aferir grande coisa relativamente a este resultado por comparação com as outras equipas pelo menos até ao final da sessão de amanhã. Ao que se sabe, a equipa poderá não ter estado muito preocupada com os tempos visto tratar-se somente de um check-up ao monolugar.


Nico Rosberg efectuou o último tempo pois apenas rodou da parte da tarde debaixo de forte chuva.


1) Mark Webber (Williams), 1m17s699
2) Kimi Raikkonen (McLaren-Mercedes), 1m17s790
3) Robert Doornbos (Red Bull-Ferrari), 1m18s439
4) Tiago Monteiro (Midland F1-Toyota), 1m18s717
5) Juan Pablo Montoya (McLaren-Mercedes), 1m18s875
6) Takuma Sato (Super Aguri-Honda), 1m30s244
7) Nico Rosberg (WilliamsF1-Cosworth), 1m37s188

Barcelona: Super Aguri faz aparição em pista








Monday, February 20, 2006

Sakhir, Bahrain - dia 7: Ferrari em dia não


A Ferrari foi a única equipa a testar nesta segunda-feira. Acontece que o dia de testes não foi muito famoso. Bem pelo contrário, dado que a equipa se viu a braços com mais problemas no 248 F1. O novo monolugar tarda em atingir o patamar de fiabilidade que se pretende. Com tudo isto, o piloto alemão Michael Schumacher apenas efectuou 49 voltas ao circuito. O que em comparação com o companheiro Felipe Massa - autor de 124 voltas - é francamente pouco.


O programa de testes foi ligeiramente distinto para ambos os pilotos. Enquanto Schumacher rodou com o 248 F1 concentrando-se no desenvolvimento do set-up e dos pneus Bridgestone Massa esteve ao volante do F2004 a testar a vertente electrónica e igualmente os pneus.


Segundo se apurou, os problemas com o 248 F1 podem ter origem em vibrações causadas pelo novo motor V8 da Ferrari. Estas vibrações estarão a afectar o normal funcionamento dos sistemas electrónicos do monolugar.

1) Felipe Massa (Ferrari), 1m30s410
2) Michael Schumacher (Ferrari), 1m31s390

Sunday, February 19, 2006

GP de Marrocos pode estar na rota da F1




Pelo facto de África ser o único continente que não está representado no calendário de F1, Max Mosley propôs o nome de Marrocos para um possível GP.
Inicialmente havia surgido a hipótese da África do Sul estar disposta a preencher essa "vaga", mas problemas finaceiros do governo desse país poderão estar na causa da desistência.
Contudo, o presidente da FIA lembrou que quem está encarregue e tem o poder para decidir que GP's são organizados é Bernie Ecclestone.

Uma única corrida de F1 teve lugar em Marrocos. Foi no circuito de Casablanca no ano de 1958. O vencedor foi Stirling Moss. Neste GP houve ainda um acontecimento trágico - a morte do piloto Stuart Lewis-Evans ao volante de um Vanwall.

GP2: Trident Racing preparada para o primeiro embate



A mais nova equipa do pelotão da GP2, a Trident Racing, está preparada para iniciar a sua primeira temporada nesta categoria já com os primeiros testes no circuito de Paul Ricard durante esta semana.
Tanto a equipa técnica como os pilotos estão ansiosos por dar início a este novo projecto que todos acreditam "ter pernas para andar".
Os pilotos para esta primeira temporada são Gianmaria Bruni e Andreas Zuber.

Bruni, que já teve uma passagem pela Fórmula 1 como piloto da Minardi entre 2003 e 2004, disputou no ano passado o campeonato de GP2 ao serviço da equipa Durango, tendo terminado em 10º lugar na classificação final de pilotos com 35 pontos somados.

Quanto ao austríaco Andreas Zuber, disputou o campeonato de Formula Renault 3.5 World Series, terminando em 6º classificado com 73 pontos.

Novo pacote aerodinâmico mostra bons resultados




De acordo com o director técnico da Toyota, Mike Gascoyne, o novo pacote aerodinâmico instalado no chassis TF106 tem demonstrado dar bons resultados. A equipa classificou estes três dias de testes no circuito de Vallelunga como positivos.
O objectivo principal dos testes no circuito italiano passava por avaliar o comportamento do monolugar equipado com este novo pacote aerodinâmico, com o qual a equipa pretende iniciar a temporada de 2006.
No entanto, as condições atmosféricas não ajudaram muito, visto que tanto a chuva como as baixas temperaturas que se fizerem sentir na zona norte da capital Roma, interromperam o programa em dois dos dias.

Sakhir, Bahrain - dia 6: Domingo não é sinal de descanso...


1) Michael Schumacher (Ferrari), 1m32s070
2) Felipe Massa (Ferrari), 1m32s307

Saturday, February 18, 2006

"M16 é melhor que modelo de 2005"





De acordo com o site brasileiro "Grande Prêmio", Tiago Monteiro afirmou que a Midland irá diminuir a sua desvantagem em relação às outras equipas da Fórmula 1 ao longo da temporada. No campeonato deste ano, o português usará basicamente o mesmo carro que a Jordan utilizou na disputa do ano passado, com apenas algumas mudanças na aerodinâmica, sob o nome de M16.

“O carro está a melhorar. Estou a aprender e estamos a aprimorar o conjunto cada vez mais”, disse Monteiro. “O modelo é definitivamente melhor do que o carro do ano passado. Mas ainda temos que nos adaptar aos novos pneus Bridgestone. Sei que faltam apenas duas semanas até o embarque para o Bahrein, mas é importante que façamos isso”, acrescenta.

Tiago Monteiro pouco feliz no último dia em Valência




Tiago Monteiro que esteve hoje em Valência para mais um dia de testes com o novo M16, não teve um dia totalmente feliz. Um incidente durante a manhã ditou uma saída de pista que condicionou grande parte do trabalho. Ainda assim Monteiro, fez 55 voltas ao traçado de Valência fazendo testes aos pneus e a diferentes tipos de afinações.


“Estávamos a testar um tipo de borracha que estava a ter um comportamento estranho. Numa das sequências de saída para a pista, depois de ter estado algum tempo parado nas boxes, o carro fugiu de traseira e bati”, começou por explicar o piloto português que viu assim o seu teste condicionado.

“Acabou por não ser um dia produtivo, mas a F1 é assim mesmo. Depois do incidente, tive que esperar que a equipa reparasse o carro para poder voltar à pista. Conseguimos ainda desenvolver algum trabalho que nos permitiu avaliar os diferentes tipos de pneus que a Bridgestone colocou à nossa disposição”, disse.

“Já tive dias mais produtivos, mas se analisarmos o resto da semana, conseguimos evoluir bastante e isso é o mais importante. O carro tem feito muitos quilómetros sem grandes problemas por isso estou satisfeito com a fiabilidade e com os cronos que tenho alcançado. Estou ansioso para que os testes de Barcelona na próxima semana tenham início”, concluiu Tiago Monteiro que fez a sua volta mais rápida em 1m13s815.

A1 GP: Jani dá lugar a Mondini




O Team Suíça que disputa o campeonato de A1 GP e se encontra, nesta altura, na segunda posição com 104 pontos (menos 28 que a líder França) anunciou a substituição do seu habitual piloto Neel Jani nas duas últimas corridas da temporada. Giorgio Mondini, um dos pilotos de testes da Midland F1, foi o escolhido para disputar as provas dos Estados Unidos e da China nas datas de 12 de Março e 2 de Abril, respectivamente.


A razão para a substituição prende-se com o facto de Neel Jani estar ao serviço da equipa de Fórmula 1 Toro Rosso, onde desempenha a função de piloto de testes.

F3 Britânica: Maro Engel assina pela Carlin Motorsport


A Carlin Motorsport confirmou a contratação do jovem piloto Maro Engel apoiado pela Direxiv. Engel é o mais recente piloto a assinar pela Carlin, para formar o line-up desta temporada. O alemão iniciou os testes com a nova equipa nos dias 15 e 16 deste mês no circuito de Pembrey, País de Gales.
O piloto de 20 anos já competiu na Formula BMW Alemã, na F3 Alemã e nalgumas corridas da F3 Europeia e no ano passado esteve ao serviço da equipa Durango no campeonado de F3000 Italiana onde terminou em 7º lugar na classificação final de pilotos.


Maro Engel diz: “Estou muito satisfeito que a Direxiv me tenha dado esta oportunidade de correr com a equipa vencedora da F3 Britânica, a Carlin Motorsport. A Carlin tem uma grande história nesta categoria e eu tenciono começar a trabalhar em conjunto com a equipa e com os meus companheiros para garantir que a Carlim Motorsport e a HOnda se mantêm no topo das classificações. Tenho muita confiança no Trevor Carlin e na equipa dele e juntos iremos assegurar mais uma época competitiva."

Parente de fora da GP2




Ao que parece, está mesmo afastada a possibilidade do piloto português Álvaro Parente alinhar por uma equipa do campeonato de GP2. Já todas anunciaram os seus pilotos, não restando qualquer vaga.
Não deixa de ser no mínimo estranho, para não dizer vergonhoso, que o campeão da F3 Inglesa não tenha lugar neste campeonato. Muito provavelmente, isto dever-se-á a falta de apoios.
Não se sabe qual será o destino do piloto após terminar a temporada de A1 GP.

GP2: Sergio Hernandez completa line-up da Durango





O espanhol Sergio Hernandez irá juntar-se a Lucas di Grassi, formando a dupla de pilotos da Durango. A equipa italiana completa assim o line-up para a temporada de 2006.


Sergio Hernandez esteve ao serviço da Campos Racing na época de 2005 da GP2 e acredita que a experiència adquirida no ano passado o irá ajudar nesta nova temporada.



"Na temporada passada aprendi muito no campeonato de GP2 e isso poderá ser uma preciosa ajuda. É certo que as equipas irão mudar para pneus slicks nesta nova temporada e como consequência os carros serão mais rápidos e terão um comportamento diferente, mas penso que a experiência acumulada no ano passado irá ser-me bastante útil", afirma o piloto espanhol.

GP2: Fisichella Motor Sport International anuncia o piloto Jason Tahinci




A equipa Fisichella Motor Sport International anunciou a contratação de Jason Tahinci para as próximas duas temporadas da GP2. O piloto turco será companheiro de equipa de Luca Filippi, campeão da F3000 Italiana.

Outra novidade vinda da equipa foi o acordo com a empresa turca Petrol Ofisi, que será a principal patrocinadora nos próximos dois anos, igualmente.



“Fomos procurados pela Petrol Ofisi para criar um programa muito interessante. Eles estão ansiosos por apoiar novos pilotos turcos tanto quanto nós estamos em querer ajudar os jovens talentos italianos. Com esse objetivo em comum, foi bem fácil chegarmos a um acordo”, declarou o piloto da F1, Giancarlo Fisichella, dono da equipa.

GP2: Racing Engineering completa dupla de pilotos



Com a contratação de Adam Carroll, a equipa espanhola Racing Engineering completa assim a dupla de pilotos que irá disputar o campeonato de GP2 em 2006.
Aquando do anúncio da contratação de Carroll, a equipa deu a conhecer que o projectista Gary Anderson também foi contratado. Anderson já esteve na Fórmula 1, tendo sido o homem que desenhou o primeiro Jordan que Michael Schumacher conduziu.
Foi inclusivamente mecânico, engenheiro e director técnico em equipas como a Jordan, a Stewart e a Jaguar.

Quanto a Adam Carroll, o piloto cumpre assim a sua segunda temporada na GP2, depois de no ano de 2005, ao serviço da Super Nova International, ter conquistado três vitórias (Imola, Mónaco e Spa-Francorchamps) para além de mais três outros pódios. Além de competir no campeonato de GP2, Adam também efectuou testes aos comandos de um BAR Honda F1.

“Estou extremamente feliz por me juntar a esta equipa. Estou muito confiante quanto à temporada de 2006 e já me sinto à vontade nesta nova casa”, declarou o piloto.

O companheiro de equipa de Carroll será o espanhol Javier Villa, que faz a sua estreia na categoria.

GP2: Lucas di Grassi ruma à Durango




A equipa Durango, que disputa o campeonato de GP2, anunciou a contratação do piloto brasileiro Lucas di Grassi para a temporada 2006.


Di Grassi disputou no ano passado o campeonato de F3 Europeia. Destacou-se por ter vencido o mítico GP de Macau, já na parte final da temporada. O brasileiro é parte integrante do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da Renault.



“Agora estou na GP2 e estou realmente feliz fazer parte de uma equipa com tanto potencial e motivação. Eu realmente acredito que teremos óptimos resultados nesta temporada e tentarei mostrar que sou um dos melhores pilotos do pelotão”, declarou Lucas di Grassi.


Ivone Pinton, chefe da equipa Durango, teceu elogios ao seu novo piloto: “Acredito que Lucas é um piloto de ponta e que merece correr em campeonatos competitivos como o da GP2”.

Friday, February 17, 2006

Las Vegas pode substituir Indianápolis em 2007



Bernie Ecclestone, o homem-forte da F1, afirma que está a ponderar a substituição do circuito de Indianápolis pelo de Las Vegas para a realização do GP dos Estados Unidos da América.
O contrato com Indianápolis termina no final deste ano e, ao que se sabe, os responsáveis pelo circuito não tencionam renovar com a FIA. A razão para tal decisão prende-se com a má imagem que passou para o público devido ao famoso problema com os pneus Michelin aquando deste GP na época de 2005.



"O contrato com Indianápolis expira no final deste ano e não estou seguro de que eles queiram renovar. Nesta altura, procuro alternativas para manter o GP dos Estados Unidos", disse Ecclestone ao Autosprint.


Acrescentou ainda: "Não vamos regressar a Long Beach. O melhor sería construir um circuito citadino em Las Vegas, que passasse na avenida principal onde estão os grandes casinos."

Sakhir, Bahrain - dia 5: Apenas e só Schumacher...




Hoje no circuito de Sakhir apenas esteve presente Michael Schumacher, de forma a compensar o tempo perdido ontem com a reparação do problema surgido no 248 F1 e que invalidou que o alemão cumpri-se o programa de testes estipulado.


O dia foi destinado ao desenvolvimento do set-up do carro e das borrachas da Bridgestone. Schumacher realizou 92 voltas com o melhor tempo de 1m32s702.


Os testes no Bahrain prosseguem dia 19 de Fevereiro (Domingo), com Michael Schumacher e Felipe Massa a testarem pela Ferrari.



1) Michael Schumacher (Ferrari), 1m32s702

Valência - dia 4: Raikkonen não dá hipóteses à concorrência


No último dia de testes no sul de Espanha, Kimi Raikkonen estabeleceu o melhor tempo realizado até agora no circuito Ricardo Tormo em Valência, no que diz respeito aos testes de Inverno realizados desde o início do ano. O finlandês da McLaren foi o primeiro piloto a realizar um tempo abaixo do segundo '10, sendo meio segundo mais rápido que o melhor tempo até então efectuado e que pertencia a Fernando Alonso.


Na segunda posição surge Giancarlo Fisichella que contabilizou 83 voltas ao traçado espanhol. Contudo, o italiano viu-se a braços com alguns problemas no seu monolugar, nomeadamente da parte da tarde quando foi forçado a parar na pista devido a uma falha do sistema electrónico do R26.


Já no final da sessão, Tiago Monteiro originou uma bandeira vermelha, depois de uma saída de pista. O mesmo aconteceu com o companheiro e piloto de testes Adrian Sutil.




1) Kimi Raikkonen (McLaren-Mercedes), 1m09s987
2) Giancarlo Fisichella (Renault), 1m10s921
3) Heikki Kovalainen (Renault), 1m11s071
4) David Coulthard (Red Bull-Ferrari), 1m11s076
5) Pedro de la Rosa (McLaren-Mercedes), 1m11s245
6) Adrian Sutil (Midland F1-Toyota), 1m13s027
7) Tiago Monteiro (Midland F1-Toyota), 1m13s815

Thursday, February 16, 2006

Barcelona - dia 3: BMW despede-se com simulação de corrida


O último dia da equipa BMW no circuito de Barcelona foi destinado à simulação de uma corrida por parte dos dois pilotos principais da equipa. Heidfeld e Villeneuve fizeram mais de 950km num só dia, permintindo à equipa recolher bastante informação àcerca do F1.06.
A BMW regressará aos testes para a semana no circuito de Imola, San Marino.
1) Nick Heidfeld (BMW-Sauber), 1m15s928
2) Jacques Villeneuve (BMW-Sauber), 1m16s884


Sakhir, Bahrain - dia 4: Ferrari roda pouco; Liuzzi regressa aos testes



O dia hoje em Sakhir ficou marcado pelo número reduzido de voltas realizadas pelos dois pilotos da Ferrari. Numa sessão que estava destinada na integra ao desenvolvimento dos pneus, Schumacher, devido a problemas no 248 F1 na sessão da manhã, rodou somente no último par de horas da sessão da tarde. Entretanto, entreteve-se como pôde...
Quanto a Massa, esteve aos comandos do F2004 como motor V10 restringido. O brasileiro realizou 90 voltas ao circuito e efectuou a melhor marca do dia com o tempo de 1m30s578.
Na Toro Rosso assistiu-se ao regresso de Vintantonio Liuzzi aos treinos, desde o dia em que saiu pela primeira vez para a pista com o STR01 em Jerez.


1) Felipe Massa (Ferrari), 1m30s567
2) Jenson Button (Honda), 1m31s254
3) Vintantonio Liuzzi (Toro Rosso), 1m31s381
4) Rubens Barrichello (Honda), 1m31s590
5) Scott Speed (Toro Rosso), 1m32s623
6) Michael Schumacher (Ferrari), 1m32s919

Valência - dia 3: Renault nas duas primeiras posições


No terceiro dia de testes no sul de Espanha, foi o piloto de testes da Renault Heikki Kovalainen, quem estabeleceu o melhor tempo da sessão. O finlandês foi somente 0.039s mais rápido que Juan Pablo Montoya, sendo o piloto que mais rodou de todos os presentes - totalizou 140 voltas.


Por seu lado, o dia de Montoya terminou mais cedo, quando o piloto parou em pista e ficou impedido de prosseguir o treino. Atrás de Montoya ficou o italiano Giancarlo Fisichella, acrescentando mais 118 voltas ao total realizado pelo R26.


Nico Rosberg foi o quarto mais rápido com o seu Williams, deixando atrás de si o outro piloto da McLaren em pista, na circunstância Kimi Raikkonen. A diferença entre os dois foi de algumas centésimas de segundo. David Coulthard e Alex Wurz terminaram em sexto e sétimo, respectivamente.


No final da tabela de tempos ficaram os dois pilotos da Midland com Albers ao volante do novo monolugar. O holandês ficou a cerca de meio segundo de Wurz.
O piloto de testes Adrian Sutil foi último, mas andou com o EJ15B.


Os testes em Valência prosseguem amanhã, mas sem McLaren e Williams. Estas duas equipas irão deslocar-se para Barcelona onde testarão durante a próxima semana.



1) Heikki Kovalainen (Renault), 1m10s618
2) Juan Pablo Montoya (McLaren-Mercedes), 1m10s657
3) Giancarlo Fisichella (Renault), 1m10s938
4) Nico Rosberg (WilliamsF1-Cosworth), 1m11s139
5) Kimi Räikkönen (McLaren-Mercedes), 1m11s174
6) David Coulthard (Red Bull-Ferrari), 1m11s217
7) Alexander Wurz (WilliamsF1-Cosworth), 1m12s233
8) Christijan Albers (Midland F1-Toyota), 1m12s778
9) Adrian Sutil (Midland F1-Toyota), 1m17s912


 
Free Counter
Free Counter