Pit Lane

Tuesday, January 31, 2006

Minardi pode regressar às corridas - II

A equipa italiana, pela mão do seu fundador e gerente Gian Carlo Minardi, assinou uma parceria com a equipa Italian GP Racing do campeonato Euro 3000, tendo em vista o regresso da marca aos grandes palcos do desporto automóvel.
A equipa vai passar a denominar-se Minardi Team by GP Racing e pretende começar já a ganhar em Março no circuito de Monza.

Afinal ficam!


Durante a apresentação oficial do novo monolugar da Renault, o presidente da marca francesa, Carlos Ghosn, desmentiu os boatos sobre a saída da equipa no final de 2006.

Em declarações à imprensa disse mesmo:

"Enquanto formos competitivos e a formula der uma boa visibilidade, não tenho duvidas sobre a nossa permanencia na categoria. "Existem algumas incertezas sobre o que será a F1 após 2008, mas esse problema é comum a todas as equipas e não é um exclusivo da Renault."

Em geito de despedida da apresentação disse:

"Conto com o bom trabalho da equipa para continuarmos a ganhar títulos."



[]

Apresentação oficial do Renault R26

Decorreu hoje no Mónaco a apresentação oficial do novo monolugar para a época de 2006, conjuntamente com o grupo de pilotos da Renault.







Valência - dia 1: De olhos postos em Rossi...



O primeiro dia de testes em Valência, tinha como principal foco de atracção o italiano Valentino Rossi. O (ainda) piloto de Moto GP, realizou mais iniciou mais um dia de testes com a Ferrari, mas desta vez à vista de todos. Contudo, e após uma manhã de chuva que impossibilitou a saída de Rossi para a pista, quando o fez cumpriu apenas 10 voltas até se despistar e terminar a sua participação.


As atenções voltaram-se então para Rubens Barrichello. O brasileiro realizou o melhor tempo da sessão deixando o outro homem da Honda, Anthony Davidson, a cerca de seis décimos de segundo de diferença. Schumacher fez o terceiro melhor tempo e rodou tanto com motor V8 como com V10. A cerca de um segundo de Schumacher e quase dois do líder Barrichello, surge o McLaren de Kimi Raikkonen.
No primeiro teste realizado pelo novo FW28 da Williams a par com outras equipas, após a apresentação, Mark Webber realizou o 5º tempo do dia. Um resultado que acabou por ficar um pouco abaixo das espectativas. O único piloto da Red Bull em pista, Klien, efectuou somente o sexto melhor tempo. Nico Rosberg realizou um tempo bem pior que o companheiro Webber porque rodou no chassis antigo FW27-C.
Resultados finais da sessão:
1) Rubens Barrichello (Honda V8), 1m19s359
2) Anthony Davidson (Honda V10), 1m19s996
3) Michael Schumacher (Ferrari V8/V10), 1m20s358
4) Kimi Raikkonen (McLaren-Mercedes V8), 1m21s194
5) Mark Webber (Williams-Cosworth V8), 1m22s388
6) Christian Klien (Red Bull-Ferrari V8), 1m22s599
7) Gary Paffett (McLaren-Mercedes V10), 1m23s836
8) Nico Rosberg (Williams-Cosworth V8), 1m23s936
9) Valentino Rossi (Ferrari V10), sem tempo

Sunday, January 29, 2006

Super Aguri e Bridgestone em negociações



Depois da confirmação da sua entrada na Fórmula 1 ter sido feita, surgem associadas às questões sobre quais serão os pilotos, dúvidas sobre que motor será instalado no chassis da Arrows (que ao que se sabe serão os usados) e sobre que fornecedor de pneus irá adoptar a equipa.

Se sobre a primeira pergunta não se sabe a resposta, já sobre o fornecedor de pneus tudo indica que seja a Bridgestone. Um responsável da marca, confirmou a existência de um pedido por parte da equipa para o fornecimento de pneus, mas no entanto, as negociações ainda prosseguem.


Quanto ao motor, apenas se sabe que o que irá equipar o primeiro carro construído pela própria equipa Super Aguri, será um Honda V8.
[]

Cosworth optimista...mas não de mais...




Aquando do lançamento oficial do novo FW28 da equipa WilliamsF1, o seu fornecedor de motores, a Cosworth, afirmou estar optimista relativamente à nova temporada que se avizinha, mas consciente das dificuldades. Aliás, o fornecedor de motores é mesmo o único que não é fabricante de automóveis, de todos os que estão na F1.


De acordo com o porta voz da Cosworth, Tim Routsis, o novo motor CA2006 V8 começou inicialmente por ser instalado no WilliamsF1 FW27C em Novembro do ano passado. Desde essa altura, já completou mais de 7000km. Pelo que, não tendo sido detectados grandes problemas com este motor até à data, a parceria Williams/Cosworth antevê um ano de sucesso e de bons resultados.
[]

Sato pede um pouco mais de paciência



Após a notícia da aceitação por parte da FIA da entrada da equipa Super Aguri na Fórmula 1, surgiu a da "quase" confirmação de Sato como piloto principal. E digo quase, porque mesmo o próprio piloto em entrevista, disse que o seu lugar na equipa ainda não foi garantido e pediu aos fãs um pouco mais de paciência.

No dia anterior, já um dos responsáveis da equipa nipónica havia confirmado a existência de negociações com Sato, bem como com outros pilotos, mas que estas ainda não estariam terminadas. No entanto, deixa escapar que é muito provável que Takuma Sato venha a ocupar a posição de primeiro piloto.
[]

A1 GP: Durban, África do Sul - Feature Race



Nesta segunda corrida, a mais longa das duas, as entradas do safety-car multiplicaram-se. Se na primeira já tinham sido muitas, nesta então foram de mais.


A grande supresa terá sido mesmo a primeira vitória do Team Holanda, com Jos Verstappen a conseguir finalmente vencer uma corrida de A1, depois de na Sprint Race ter deitado tudo a perder, quando forçou a ultrapassagem a Alexandre Premat na última volta, na tentativa de chegar a primeiro.


A França, por seu lado, sentiu nesta corrida as primeiras dificuldades da época. Depois de ter efectuado um mau arranque cedendo a primeira posição a Neel Jani (Suíça), Alexandre Premat, tal como a maioria dos pilotos da frente parou cedo, logo no final da segunda volta. Contudo, um pit-stop de 53 segundos deitou tudo a perder, atirando o francês para as últimas posições.
No entanto, viria a terminar nos pontos, dado o enorme número de desistências verificado.


Em segundo lugar terminou Neel Jani. Podería ter obtido hoje a segunda vitória da temporada, não fosse um problema com o seu monolugar, e uma consequente perda de velocidade, permitirem a Vestappen ultrapassá-lo mesmo nos últimos metros da corrida.


Álvaro Parente, foi também por pouco que não conseguiu ascender ao segundo lugar de Neel Jani. No entanto, o piloto português ficou num sensacional 3º lugar e mais uma vez subiu ao pódio, à semelhança do que acontecera na segunda corrida em Eastern Creek, Austrália.


Resultados finais:


1) Holanda, Jos Verstappen
2) Suíça, Neel Jani
3) Portugal, Álvaro Parente
4) New Zealand, Matt Halliday
5) África do Sul, Stephen Simpson
6) Itália, Massimiliano Busnelli
7) França, Alexandre Premat
8) Austria, Mathias Lauda
9) Brasil, Nelson Piquet Jr
10) Canadá, Sean McIntosh
11) Alemanha, Timo Scheider
12) China, Tengyi Jiang
13) Paquistão, Enrico Toccacelo (piloto emprestado pelo Team Itália)
14) México, David Martinez
15) Líbano, Basil Shaaban
16) Malásia, Alex Yoong
17) Irlanda, Ralph Firman
18) Índia, Armaan Ebrahim
19) Indonésia, Ananda Mikola
20) Grã-Bretanha, Robbie Kerr
21) República Checa, Tomas Enge
22) Austrália, Will Davison
23) EUA, Philip Giebler

A1 GP: Durban, África do Sul - Sprint Race




Foi já com cerca de meia hora de atraso que se deu início ao Grande Prémio de A1 da África do Sul. Contudo, nada disto retirou entusiasmo a um público que a par do de Brands Hatch foi dos melhores desta temporada e que teve o privilégio de assistir a uma corrida bem disputada do início ao fim.


A acção inicia-se logo após a entrada do safety-car nas boxes. Com a já habitual partida lançada para esta primeira corrida, todos os pilotos procuravam chegar à primeira curva do circuito, que exigia uma travagem forte e uma redução para primeira velocidade, em condições de ganhar alguma posição.
Na chegada à primeira curva, enquanto na frente o carro holandês ganhava uma posição ao do inglês Robbie Kerr na luta pela segunda posição, cá para trás dava-se o primeiro incidente de corrida. Massimiliano Buscelli e Ananda Mikola tocam-se, ficando impossibilitados de prosseguir. Isto resulta na primeira entrada do safety-car em pista.


Robbie Kerr aguentou a sua posição apenas até à curva 9, altura em que queima a travagem na tentativa de ascender à primeira posição por troca com Alexendre Premat (França), e acaba por sair largo perdendo de uma acentada duas posições, para a Holanda e para a República Checa. Na mesma volta, Alex Yoong do Team Malásia perde a asa dianteira do seu monolugar e dá entrada nas boxes para substituição.


Quando o safety-car sai de pista, estávamos no final da quinta volta, a França continuava no comando seguida de Holanda, República Checa e Grã-Bretanha. O carro americano vê-se obrigado a cumprir uma penalização com passagem pela via das boxes, por ter ultrapassado o monolugar de Álvaro Parente enquanto o safety-car ainda estava em pista.


A maior desilusão para grande parte do público presente nas bancadas do circuito citadino de Durban ocorreu, sem dúvida, na décima volta, altura em que o monolugar da "casa" tripulado por Stephen Simpson dá entrada nas boxes com problemas eléctricos. Os mecânicos da equipa procuraram de imediato identificar o problema para que o piloto podesse alinhar, pelo menos, na segunda corrida.


Quando esta primeira corrida já se encaminhava para o final, eis que Nelson Piquet Jr, que se encontrava no top ten, efectua um pião no início da volta 17, acabando por perder várias posições e ser forçado a desistir por deixar o carro ir abaixo. Pouco depois foi a vez do carro chinês, que acaba por ficar atravessado no meio da pista e originar uma colisão com o libanês. Ambos os pilotos acabam por desistir.


Quanto a Álvaro Parente, que partira do 15º lugar, ganhara várias posições e nesta altura já estava entre os dez primeiros, mas sem se conseguir aproximar do carro alemão que seguia na sua frente.


Na última volta, e aproveitando o facto de estar muito próximo do carro francês, Jos Verstappen tenta a ultrapassagem. Como resultado, acaba por sair largo (na mesma curva onde Robbie Kerr também tinha errado na primeira volta) e ao tentar manter o carro na trajectória colide, embora ao de leve, com o carro da França. Enquanto Premat consegue prosseguir até à bandeirada de xadrez, Verstappen é obrigado a desistir.
Parente que estava na no 9º lugar ascende mais uma posição.
Resultados finais:

1) França, Alexandre Premat
2) Grã-Bretanha, Robbie Kerr
3) Suíça, Neel Jani
4) Irlanda, Ralph Firman
5) República Checa, Tomas Enge
6) Nova Zelândia, Matt Halliday
7) Alemanha, Timo Scheider
8) Portugal, Álvaro Parente
9) Austrália, Will Davison
10) México, David Martinez
11) Paquistão, Enrico Toccacelo (piloto emprestado pelo Team Itália)
12) Canadá, Sean McIntosh
13) EUA, Philip Giebler
14) Índia, Armaan Ebrahim
15) Austria, Mathias Lauda
16) Holanda, Jos Verstappen
17) Lebanon, Basil Shaaban
18) China, Tengyi Jiang
19) Brasil, Nelson Piquet Jr
20) África do Sul, Stephen Simpson
21) Indonésia, Ananda Mikola
22) Itália, Massimiliano Busnelli
23) Malásia, Alex Yoong

Friday, January 27, 2006

A1 GP: Durban, África do Sul - Sessão oficial de treinos livres de sexta-feira



Nesta que será a sétima corrida do campeonato de A1 GP e que tem lugar na cidade de Durban na África do Sul, nada melhor do que iniciar-se a primeira sessão de treinos livres com a "equipa da casa". Foi precisamente isso que aconteceu, com Stephen Simpson a ser o primeiro dos 23 participantes (o Japão optou por ficar de fora deste GP) a sair para a pista do circuito citadino, o primeiro do género desde o início do campeonato.


Ambas as sessões foram assoladas por fortes chuvas tornando o piso bastante escorregadio e aumentando a competitividade entre pilotos num cicuito já de si tecnicamente exigente e projectado especialmente para o campeonato de A1.


A bandeira vermelha foi mostrada por diversas vezes, sendo que a primeira delas devido a Sean McIntosh, piloto do Team Canadá. Ao todo foram 9 as equipas que tiveram dificuldades com o estreito circuito citadino e que de uma forma ou de outra originaram a interrupção da sessão. A saber, o Canadá, o Líbano, a França, Austrália, Austria, Irlanda, Itália, EUA e Suíça, o que originou que alguns dos favoritos caíssem para o final da tabela de tempos da primeira sessão.


Na segunda sessão, com as condições do tempo a piorarem, foi a vez de Brasil e Índia, em incidentes distintos, originarem a amostragem da bandeira vermelha e consequente interrupção dos treinos. Como faltavam somente alguns minutos para o final, os comissários optaram por dar como terminada a sessão.


Assim sendo, pela primeira vez o Team Indonésia realizou o melhor tempo numa sessão de treinos com Ananda Mikola a establecer a volta mais rápida do dia em 1m28s477.


No entanto, o Team Indonésia optou por não participar na segunda sessão. Quando questionado sobre o porquê dessa opção, Ananda Mikola responde:


"A equipa não quis que eu saísse para a segunda sessão. Tive uma boa prestação na primeira sessão e encontrámos um bom acerto para o carro, por isso não havia razão para arriscar. Queremos mantê-lo em condições para amanhã. O traçado é complicado e bastante rugoso. É muito importante encontrar a trajectória certa."

Quanto a Massimiliano Busnelli, o piloto italiano a participar pela primeira vez neste campeonato, estreou-se da melhor forma. Na primeira sessão realizou o segundo tempo enquanto na segunda foi o quarto melhor.
Ao questionarem-no sobre como se sentiu com esta possibilidade de partilhar o monolugar com Enrico Toccacelo, o habitual piloto, Busnelli diz:


"Ainda existe a possibilidade de participar nos treinos de amanhã. Este foi o meu primeiro contacto com o carro mas correu tudo muito bem. Gosto do carro, é agradável de guiar e não se revela muito diferente de um da F3000, por isso para mim não é muito difícil."


O piloto do A1 Team Portugal, Álvaro Parente, que realizou o segundo melhor tempo do dia disse em entrevista:


"Estou muito satisfeito em estar aqui. O circuito é bom, embora rugoso e estreito. Mas estou a divertir-me bastante e só espero que amanhã as coisas ainda corram melhor."


Questionado ácerca da possibilidade de ultrapassar neste circuito, o piloto local Stephen Simpson refere o final da recta principal e da oposta como os melhores pontos de ultrapassagem.


Com algumas das principais equipas a terem dificuldades em encontrar um bom acerto para os seus monolugares nesta pista, podemos assistir este fim de semana a um aproximar das equipas menos cotadas teoricamente e a um aumento da espectacularidade das corridas.
Resultados da primeira sessão:
1) Indonésia, Ananda Mikola, 1.28.477
2) Itália, Massimiliano Busnelli, 1.28.633
3) Portugal, Álvaro Parente, 1.28.717
4) Grã-Bretanha, Robbie Kerr, 1.29.235
5) Holanda, Jos Verstappen, 1.29.946
6) Austrália, Christian Jones, 1.30.006
7) África do Sul, Stephen Simpson, 1.30.240
8) México, David Martinez, 1.30.264
9) Brasil, Nelson Piquet Jr, 1.30.541
10) Áustria, Mathias Lauda, 1.30.595
11) Nova Zelândia, Matt Halliday, 1.30.804
12) República Checa, Tomas Enge, 1.31.121
13) Irlanda, Ralph Firman, 1.31.146
14) Alemanha, Timo Scheider, 1.31.155
15) Paquistão, Adam Khan, 1.31.229
16) EUA, Philip Giebler, 1.31.583
17) Suíça, Neel Jani, 1.33.132
18) Malásia, Alex Yoong, 1.33.157
19) Índia, Armaan Ebrahim, 1.33.609
20) Líbano, Basil Shaaban, 1.34.648
21) China, Tengyi Jiang, 1.35.012
22) Canadá, Sean McIntosh, sem tempo
23) França, Alexandre Premat, sem tempo
Resultados da segunda sessão:

1) Australia, Will Davison, 1.30.520
2) Portugal, Álvaro Parente, 1.31.193
3) República Checa, Tomas Enge, 1.31.797
4) Itália, Massimiliano Busnelli, 1.32.330
5) Alemanha, Timo Scheider, 1.32.797
6) EUA, Philip Giebler, 1.32.832
7) Irlanda, Ralph Firman, 1.34.189
8) Canadá, Sean McIntosh, 1.34.266
9) Líbano, Basil Shaaban, 1.34.671
10) China, Tengyi Jiang, 1.34.711
11) Grã-Bretanha, Robbie Kerr, 1.34.974
12) Suíça, Neel Jani, 1.35.562
13) África do Sul, Stephen Simpson, 1.35.706
14) Malásia, Alex Yoong, 1.36.116
15) México, David Martinez, 1.36.408
16) Áustria, Mathias Lauda, 1.36.435
17) França, Alexandre Premat, 1.37.640
18) Brasil, Nelson Piquet Jr 1.38.977
19) Nova Zelândia, Matt Halliday, 1.40.150
20) Índia, Armaan Ebrahim, 1.55.621
21) Indonesia, Ananda Mikola, sem tempo
22) Holanda, Jos Verstappen, sem tempo
23) Paquistão, Adam Khan, sem tempo

As confissões da McLaren por Raikkonen




De acordo com o piloto finlandês Kimi Raikkonen, a McLaren tem tido diversos problemas com o novo motor V8 da Mercedes e tem ainda muito trabalho pela frente para os solucionar atempadamente para o início da época no Bahrein. Uma mostra disso foi o tempo realizado por Raikkonen no novo monolugar. Foi apenas o 12º mais rápido na sessão de ontem, quinta-feira.
Contudo, o piloto revela confiança no trabalho da equipa ao dizer:

"O problema principal é o motor, mas as coisas vão acontecendo e nas próximas semanas vamos melhorar. Eles (Mercedes) não estão no nível pretendido e precisam de melhorar isso. No que diz respeito ao motor, há ainda muito trabalho por fazer."
[]

Williams confirma Karthikeyan e garante sponsor de peso

Em dia de apresentação, eis que a equipa de Grove confirma os rumores já existentes e que eram cada vez mais credíveis. Narain Karthikeyan vai mesmo ser o segundo piloto de testes.
Demorou algum tempo até o piloto indiano conseguir garantir um lugar para 2006, após se ter estreado na Formula 1 no ano passado com a Jordan. No entanto, está mais que visto que quem tem bons patrocinadores tem sempre uma última palavra a dizer.

Juntamente com Karthikeyan, a Williams garantiu um patrocinador de peso. Nada mais nada menos que o consórcio de empresas TATA, o patrocinador pessoal do piloto indiano.
[]

Apresentação da WilliamsF1

Foi hoje efectuado o lançamento oficial do FW28, o novo monolugar da Williams. A apresentação decorreu na fábrica da equipa em Grove, Reino Unido.
O esquema de cores acaba por se revelar um pouco diferente do apresentado durante os treinos de Inverno, com um livery azul e branco em vez do todo azul que era esperado.

Barcelona - dia 5: A folga forçada...



O dia de testes de hoje em Barcelona, que sería o último para as equipas envolvidas, acabou por ser cancelado devidos às baixas temperaturas que se fizeram sentir e ao gelo qe entretanto se formou na pista. Todas as equipas começaram de imediato a retirar-se com destino marcado para Valencia, onde irão decorrer os próximos testes.
[]

Thursday, January 26, 2006

A1 GP: Team Itália inscreve novo piloto

Na véspera do sétimo Grande Prémio do campeonato de A1 GP a ter lugar em Durban, África do Sul, eis que a equipa italiana anuncia a entrada de um novo piloto. Massimiliano Busnelli irá juntar-se ao piloto habitual da equipa Enrico Toccacelo e irá estar ao volante do monolugar pela primeira vez, nos treinos de sexta-feira antes da corrida.
Busnelli foi no ano passado campeão das 3000 Pro Series, um campeonato semelhante à F3000 italiana, mas com algumas corridas fora de Itália.


[]

McLaren assina com jovem promessa

A equipa anglo-germânica confirmou hoje a entrada de mais um membro no programa de jovens pilotos da Mercedes-Benz. É ele o holandês de 20 anos Giedo van der Garde, ao que se sabe, um "protegido" de Jos Verstappen. Irá integrar a equipa ASM que disputa o campeonato de F3 Euroseries. Tendo em conta a sua experiência nestas séries, afirma-se desde início como um possível candidato ao título.
[]

FIA aceita entrada da Super Aguri

Foi finalmente revelada a decisão da FIA no que dizia respeito à entrada da nova equipa Super Aguri no pelotão da Fórmula 1. A decisão foi favorável e ao que parece, vamos mesmo ter 22 carros já na grelha de partida do Grande Prémio do Bahrein. A equipa foi capaz de pagar o depósito exigido (cerca de 48 milhões de dólares) e agora apenas lhes resta prepararem-se o melhor possível para aproveitar esta oportunidade.
O comunicado da FIA relativo a esta matéria foi:
"Following receipt of the necessary financial guarantee and with the unanimous support of the competing teams, the FIA has accepted the late entry of the Super Aguri F1 team to the 2006 FIA Formula One world championship."
in f1racing.net
[]

Barcelona - dia 4: Massa repete a dose...



Neste quarto dia de testes no circuito da Catalunha, o brasileiro Felipe Massa estableceu, pelo segundo dia consecutivo, o melhor tempo da sessão. Totalizou 73 voltas ao volante de um F2004. No entanto, as atenções estavam voltadas para o que faria Michael Schumacher com o novo modelo da equipa, o Ferrari 248, mas o alemão foi cerca de um segundo mais lento que o companheiro de equipa.
Na McLaren, Kimi Raikkonen depois de um longo período de férias (desde o GP do Brasil que não entrava num Fórmula 1) passou grande parte da sessão a ambientar-se ao novo MP4-21.
Esteve também em acção, no seu segundo dia, a equipa Toro Rosso. Hoje com Vitantonio Liuzzi que realizou 93 voltas.
O campeão do mundo Fernando Alonso deu 109 voltas ao circuito sem registar qualquer problema com o seu monolugar.


Resultados finais da sessão:

1) Felipe Massa (Ferrari F2004 V8), 1m15s970
2) Rubens Barrichello (Honda RA106 V8), 1m16s361
3) Giancarlo Fisichella (Renault R26 V8), 1m16s365
4) Nick Heidfeld (BMW-Sauber F1.06 V8), 1m16s549
5) Jenson Button (Honda RA106 V8), 1m16s739
6) Fernando Alonso (Renault R26 V8), 1m16s754
7) David Coulthard (Red Bull-Ferrari RB2 V8), 1m16s885
8) Michael Schumacher (Ferrari 248 F1 V8), 1m16s907
9) Jarno Trulli (Toyota TF106 V8), 1m17s250
10) Ralph Schumacher (Toyota TF106 V8), 1m17s506
11) Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso-Cosworth STR106 V10), 1m17s590
12) Kimi Raikkonen (McLaren-Mercedes MP4-21 V8), 1m17s741
13) Robert Kubica (BMW-Sauber C24B V8), 1m17s992
14) Pedro de la Rosa (McLaren-Mercedes MP4-20B V10), 1m18s258

Karthikeyan pode estar a caminho da Williams F1

De acordo com o jornal indiano Business Standard, Narain Karthikeyan poderá ser apresentado como segundo piloto de testes da Williams F1 aquando do lançamento oficial da equipa em 2006.
A isto acontecer, o piloto bem poderá agradecer aos seus patrocinadores visto tratarem-se de consórcios de grandes companhias onde há a destacar a já conhecida Tata, um "gigante" das comunicações.
Relembre-se que após perder a HP como patrocinador, os rumores de que Karthikeyan podería assinar pela equipa como piloto pagante cresceram de tom. Contudo, a equipa acabou por contratar o austríaco e experiente Alexander Wurz.
[]

Wednesday, January 25, 2006

Barcelona - dia 3: Dia cheio!



O dia hoje em Barcelona poder-se-á dizer que foi bastante movimentado. Foram 8 equipas as equipas que estiveram em pista, com destaque para a Toro Rosso que fez a sua aparição em testes no ano de 2006 e para a Honda com o seu novo monolugar, o RA106. Na Ferrari, foi Massa quem esteve ao volante de um F2004 equipado com motor V8, realizando o melhor tempo do dia. Fernando Alonso de regresso aos testes com a Renault fez o segundo tempo. Button com o novo monolugar da Honda foi terceiro.
A realçar pela negativa há a participação da McLaren que com Juan Pablo Montoya ao volante do MP4-21 fez quase mais 2 segundos que o melhor tempo de Felipe Massa.
Na estreia da Toro Rosso em Barcelona, Scott Speed realizou o 11º tempo na frente de Gary Paffett (McLaren-Mercedes) e de Robert Kubica (BMW-Sauber).


Resultados finais da sessão:

1) Felipe Massa (Ferrari F2004), 1m15s664
2) Fernando Alonso (Renault R26), 1m16s200
3) Jenson Button (Honda RA106), 1m16s578
4) Giancarlo Fisichella (Renault R26), 1m16s728
5) Rubens Barrichello (Honda RA106), 1m16s737
6) Nick Heidfeld (BMW-Sauber), 1m17s046
7) Jarno Trulli (Toyota TF106), 1m17s068
8) Olivier Panis (Toyota TF106), 1m17s422
9) Juan Pablo Montoya (McLaren-Mercedes MP4-21), 1m17s481
10) David Coulthard (Red Bull RB2-Ferrari), 1m17s582
11) Scott Speed (Toro Rosso-Cosworth/M), 1m18s092
12) Gary Paffett (McLaren-Mercedes MP4-20), 1m18s247
13) Robert Kubica (BMW-Sauber), 1m20s016

Apresentação do RA106

O RA106, novo monolugar da Honda que vai ser pilotado pelo Inglês Jenson Button e pelo brasileiro Rubens Barrichello foi hoje apresentado e será o primeiro carro oficial da Honda desde 1968. A equipa deu também a conhecer o novo motor V8, RA806E.







Tuesday, January 24, 2006

Midland confirma 3º piloto

Colin Kolles confirmou hoje Winkelhock como o terceiro piloto da equipa. O piloto alemão que terminou em terceiro o campeonato de World Series by Nissan em 2005, testou pela Midland em Dezembro do ano passado e impressionou os responsaveís da equipa russa. Agora, e após longos meses de negociações, a equipa confirma este jovem piloto de 25 anos para a temporada de 2006.
Por outro lado, a Midland continua a engrossar a já vasta lista de sponsors para o ano de 2006, hoje foi anunciada a parceria com a Zim Integrated Shipping Services uma das maiores empresas a nível mundial de transportes de contentores por via maritima.

Apresentação do Ferrari 248 F1

Decorreu esta manhã em Mugello a apresentação do novo monolugar da Ferrari. A denominação "248 F1". prende-se com a configuração do motor, 2.4 cc em V8.
O carro foi desenhado e projectado pelo trio Rory Byrne, Aldo Costa e Ross Brawn e começou a ser pensado no Verão de 2005, tratando-se de um monolugar completamente novo.
Foi Michael Schumacher quem fez o "batismo de pista" perante centenas de fotógrafos e jornalistas.

Barcelona - dia 2: Ferrari a mais rápida em dia de apresentação



Enquanto decorria em Mugello a apresentação do novo monolugar da Ferrari, o 248 F1, em Barcelona er o piloto de testes Marc Gené quem dominava a sessão. Ao volante de um F2004 hibrido equipado com o novo motor V8 o piloto espanhol estableceu o melhor tempo do dia.
Na BMW, Jacques Villeneuve voltou a ser mais rápido que Nick Heidfeld que esteve de novo ao volante de um Sauber C24B com motor V8, a desenvolver os Michelin, mas a cerca de 1 segundo de Gené.
Juan Pablo Montoya esteve pela primeira vez ao volante do MP4-21, não registando qualquer problema, ao contrário do que sucedera com De la Rosa no dia anterior.
A Red Bull juntou-se hoje às equipas que já se encontravam em Barcelona, com Doornbos a realizar o último tempo.



Resultados finais da sessão:

1) Marc Gené (Ferrari F2004 V8), 1m16s583
2) Jacques Villeneuve (BMW Sauber F1.06 V8), 1m17s633
3) Juan Pablo Montoya (McLaren-Mercedes MP4-21 V8), 1m17s639
4) Gary Paffett (McLaren-Mercedes MP4-20B V10), 1m17s798
5) Nick Heidfeld (BMW Sauber C24B V8), 1m18s393
6) Robert Doornbos (Red Bull-Ferrari RB2 V8), 1m19s104

Monday, January 23, 2006

Barcelona - dia 1: Uns bem melhor que outros...



O primeiro dia de treinos no circuito de Barcelona teve somente duas equipas: a McLaren-Mercedes e a BMW-Sauber.

Há a destacar o melhor tempo de Jacques Villeneuve ao volante do F1.06 com motor V8 da BMW e a contrastar com isto, a má estreia do novo carro da McLaren, o MP4-21.

No que diz respeito a Villeuneuve, este realizou 84 voltas ao traçado sem qualquer problema no seu monolugar. Esteve sobretudo empenhado em trabalhar no set-up do carro. Por seu turno, Nick Heidfeld, aos comandos de um Sauber C24B equipado com motor V8, testou diferentes configurações aerodinâmicas antes de iniciar um programa de desenvolvimento dos pneus.
Quanto à McLaren, teve uma estreia do seu novo MP4-21 um pouco azarada, já que ao fim de 19 voltas o espanhol Pedro de la Rosa para subitamente a meio do circuito. Após o carro ser transportado de novo para as boxes e ser feita uma minuciosa análise, veio a verificar-se que se tratava de um problema com a pressão do óleo. Já Gary Paffett, pilotando um MP4-20 da época passada, equipado com motor V10 realizou o 2º tempo mas a cerca de 0.7 segundos de Villeneuve.
Resultados finais da sessão:
1) Jacques Villeneuve (BMW Sauber F1.06 V8), 1m17s242
2) Gary Paffett (McLaren-Mercedes MP4-20 V10), 1m18s066
3) Pedro de la Rosa (McLaren-Mercedes MP4-21 V8), 1m18s247
4) Nick Heidfeld (BMW Sauber C24B V8), 1m18s471

Curtas

Mais um para a Ferrari

A escuderia italiana acaba de anunciar mais um patrocinador. Desta feita, a Martini.
Pode dizer-se que é um regresso da marca italiana de bebidas ao circo da Fórmula 1, depois de nos anos 70 ter patrocinado equipas como a Lotus e a Brabham.

Monteiro indispensável

O contributo do piloto português Tiago Monteiro revelou-se crucial durante o processo de desenvolvimento do novo monolugar da equipa Midland, de acordo com o site f1racing.net (http://www.f1racing.net/en/news.php?newsID=107843). Relembre-se que Monteiro esteve no final desta semana em Silverstone ao volante do chassis EJ15B, tendo em vista testar a resistência e fiabilidade de novas peças que irão equipa o novo monolugar, o M16.

Aumento da capacidade de Silverstone

Foi anunciado que irá dar-se início a obras no circuito de Silverstone, no Reino Unido, de forma a aumentar a sua capacidade. Irá ser construída uma nova bancada e algumas das existentes irão ser aumentadas. Tudo isto para receber já o próximo Grande Prémio no fim de semana de 9 a 11 de Junho.
[]

Estreia do novo MP4-21 em pista

O novo modelo da equipa McLaren Mercedes, o MP4-21, fez hoje a sua estreia em pista no circuito da Catalunha em Barcelona. Ao volante esteve o piloto de testes Pedro de la Rosa. De acordo com informação da equipa, este monolugar é sobretudo um carro novo, contudo o conceito básico é a evolução do da época de 2005, o MP4-20, que permitiu ganhar 10 Grandes Prémios dos 19.
Juan Pablo Montoya irá assumir os comandos do MP4-21 terça e quarta-feira sendo depois substituído por Kimi Raikkonen na quinta e na sexta-feira.
Enquanto isso, Pedro de la Rosa e Gary Paffett irão continuar o programa de testes aos pneus da Michelin no MP4-20, até o segundo chassis do novo carro estar preparado, fazendo a sua aparição em Valencia durante a semana que começa a 13 de Fevereiro.

Sunday, January 22, 2006

GP2: Hamilton assina pela ART

O britânico Lewis Hamilton, piloto ligado à Mercedes-Benz, assinou pela ART Grand Prix, equipa que se estreou no campeonato de GP2 de 2005 e logo a ganhar. O promissor piloto de apenas 21 anos, proveniente da equipa ASM F3 onde fora campeão da F3 Euroseries no ano passado, irá juntar-se a Alexandre Premat na luta para revalidar o título de GP2 conquistado na época transacta pela equipa.
Hamilton vem substituir Nico Rosberg que ascendeu à Fórmula 1 assinando pela Williams.
Palmarés do piloto:

2005: Formula 3 Masters Zandvoort - Vencedor;
Formula 3 Euroseries (Equipa ASM) - Campeão;
2004: Formula 3 Euroseries (Equipa Manor) - 5º classificado;
2003: Formula 3 Britânica (Equipa Manor, 2 corridas);
Formula Renault Alemã (2 corridas) - 27º classificado;
Formula Renault 2000 Eurocup - 12º classificado;
Formula Renault Britânica - Campeão;
2002: Formula Renault 2000 Eurocup (parte da época) - 5º classificado;
Formula Renault Britânica - 3º classificado;
2001: Formula Renault Britânica, Winter Series - 5º classificado;
1995 a 2000: Karting
[]

Tiago Monteiro confirma existência de contrato com a Midland



Estive ontem no centro comercial El Corte Inglês para assistir à sessão de autógrafos do piloto português mais bem sucedido do momento. Falo é claro de Tiago Monteiro. Tendo em vista promover o seu livro e o contacto com os fãs, o Tiago esteve presente entre as 19h e as 20h na livraria do edifício.

Foi-me possível assistir à entrevista do piloto por parte de um dos jornalistas e entre as declarações dele há a destacar o facto de ele confirmar a existência de um contrato com a Midland resultante do prolongamento do assinado no início da época transacta. Acrescentou ainda que este contrato tem a duração de 3 anos com mais dois de opção.

Monteiro esclareceu também o "mistério" relacionado com o não aparecimento do seu nome e dos seus patrocinadores no site oficial da equipa. Segundo ele, isto deve-se apenas a questões relacionadas com direitos de imagem que continuam em discussão.

Finalmente, sobre o novo monolugar da Midland, o piloto luso diz-se bastante satisfeito e confiante no trabalho que está a ser desenvolvido para a nova época. Afirmou já ter visto o carro na fábrica em Silverstone e confirmou-me a mim pessoalmente que vai estar na apresentação oficial no dia 3 de Fevereiro.
[]

Saturday, January 21, 2006

A1 GP: Team Canadá procura experiência

Quando estamos a cerca de uma semana da próxima corrida do campeonato de A1 GP que será a primeira deste novo ano de 2006 (dado o adiamento da prova na Indonésia) eis que o Team Canadá anuncia numa conferência de imprensa em Montreal, que Patrick Carpentier irá correr pela equipa. É esperado que o piloto canadiano que actualmente milita no campeonato americano de IRL tenha a sua extreia aquando da ronda no México, no circuito de Fundidora Park em Monterrey e participe também na prova seguinte em Laguna Seca, visto serem dois circuitos que ele conhece bem dos tempos em que participava no campeonato de ChampCar.

Minardi pode regressar às corridas




O famoso fundador e gestor da marca italiana Gian Carlo Minardi pondera regressar com uma equipa às competições. Pretende antes de mais vender o nome da antiga equipa a uma outra que esteja interessada, de forma a dar início a um novo projecto. Para tal, tem dedicado algum tempo a conversar com equipas do campeonato italiano de F3000 para renomear uma delas de Minardi.
[]

Acer patrocina Ferrari

A empresa de material informático e tecnológico Acer tornou-se no mais recente patrocinador da escuderia Ferrari.
Embora já fosse parceira da equipa desde o ano de 2003, a marca rubricou agora um contrato de publicidade válido até final de 2008.

Afinal Spa sempre pode ficar de fora...




De acordo com a imprensa belga, o Grande Prémio de Fórmula 1 a realizar neste país dia 17 de Setembro poderá ser cancelado. O ministro da economia da Bélgica, Serge Kubla, afirma ter recebido essa informação de gente próxima de Bernie Ecclestone e acusa os organizadores do evento de terem perdido demasiado tempo a discutir pormenores relacionados com o novo contrato em vez de darem início ao que era exigido, ou seja, obras de melhoramento e expansão de toda a zona do paddock. Ao que parece, mesmo que esse projecto fosse agora iniciado, não conseguiría ser terminado dentro do prazo.
Dentro em breve é esperada uma reacção do governo belga a esta situação, quanto mais não seja para tentar que a prova regresse ao calendário do mundial já em 2007.
[]

Friday, January 20, 2006

A primeira vez de Massa...







O piloto brasileiro Felipe Massa testou hoje pela primeira vez, em Fiorano, o novo modelo da Ferrari batizado com o nome de código "657". Totalizou 83 voltas ao traçado com o melhor tempo de 58.244s.


Relembre-se que a apresentação do novo monolugar terá lugar em Mugello no dia 24 deste mês.
[]

Silverstone - dia 4: Midland despede-se...



Decorreu hoje o último dia de testes da equipa russa no circuito de Silverstone. Foi cumprido um programa de quatro dias de intensos testes com o novo motor Toyota-V8 e com a nova caixa de velocidades, bem como no desenvolvimento da electrónica e do pacote referente à suspensão traseira. Tudo isto montado no chassis do EJ15B que antecede a chegada do modelo de 2006, o MF1 Toyota M16, cuja apresentação será feita dia 3 de Fevereiro. A equipa acumulou 1200km de testes, tanto com Albers como com Monteiro, o que se traduz em muita informação que será usada no desenvolvimento do novo monolugar.

De acordo com o director desportivo da equipa Adrian Burguess, estão todos satisfeitos com os dados recolhidos nestes dias e com a fiabilidade demonstrada pelos vários componentes, mesmo sobre condições metereológicas difíceis como foram as vividas em Silverstone.
Tiago Monteiro foi neste último dia o piloto de serviço, mostrando-se bastante agradado com o resultado final deste período de testes e ancioso pela apresentação do novo monolugar.
Mais uma vez, não foi feita referência a tempos oficiais por parte da equipa.
[]

Jerez - dia 9: Dia de nevoeiro...



O dia hoje no sul de Espanha começou nublado. Tal era a intensidade do nevoeiro que foi posta a hipótese de a sessão de treinos agendada para hoje ser cancelada. Contudo, da parte da tarde, foi decidido que as equipas poderiam proceder aos trabalhos dada a melhoria das condições.

Honda e Williams foram as únicas equipas em pista.

Resultados finais da sessão:

1) Nico Rosberg (Williams-Cosworth V8), 1m18s321
2) Rubens Barrichello (Honda V8), 1m18s547
3) Jenson Button (Honda V8), 1m18s549
4) Alexander Wurz (Williams-Cosworth V8), 1m18s833
[]

Thursday, January 19, 2006

Silverstone - dia 3: A vez de Monteiro...





Tiago Monteiro regressou hoje aos testes com a equipa Midland F1. Desde Dezembro que o piloto não participava em qualquer teste.Em Silverstone, Monteiro esteve ao volante de um monolugar equipado com um motor V8 da Toyota, num dia que foi dedicado, sobretudo, ao desenvolvimento do motor verificando se ele está de acordo com os regulamentos.
O piloto português mostrou-se bastante satisfeito e nem minimamente preocupado com o piso molhado:


“Correu bem, tivemos a testar um novo trem traseiro, uma nova suspensão, uma nova caixa de velocidades e uma nova asa. Mas, como estava a chover não deu para comparar com os dados dos outros testes”, explicou o piloto."


“Foi uma sessão importante para verificar o comportamento da nova caixa de velocidades e respectiva reacção. Correu muito bem, fiz mais de 200 quilómetros sem problemas o que é animador, já que normalmente estas peças, quando novas apresentam sempre algum problema de juventude”.


“É bom voltar a andar. Desde Dezembro que não estava dentro de um F1, mas dei cerca de 50 voltas com o piso molhado. Amanhã contamos com a pista seca e espero continuar e atingir os objectivos que são principalmente os testes de resistência aos novos materiais."


[]

Valencia - dia 2: O último dia de testes



Hoje em Valencia, como já era esperado, inverteram-se os papeis. Foi a vez de Villeneuve experimentar o novo monolugar da equipa, o BMW F1.06 e de Heidfeled rodar com o Sauber C24B da temporada de 2005 equipado com o motor V8.

Resultados finais da sessão:

1) Nick Heidfeld (BMW), 1m12s293
2) Jacques Villeneuve (BMW V8), 1m12s472

[]

Jerez - dia 8: O domínio da Honda




Jenson Button foi o piloto mais rápido pela segunda vez consecutiva. Ao volante de um híbrido equipado com motor V8, estableceu o melhor tempo da sessão em 1m18s795, deixando mesmo o seu colega de equipa Rubens Barrichello a cerca de meio segudo. No total, ambos os pilotos contabilizaram 150 voltas, sendo os únicos a usar pneus Michelin no dia de hoje.

As outras duas equipas em pista foram a Toyota e a Williams. Ralf Schumacher apesar de uma saída de pista conseguiu garantir o terceiro melhor tempo, fazendo menos 1 segundo que Jarno Trulli também num Toyota equipado com motor V8. Os pilotos em acção pela Williams foram Wurz e Rosberg, respectivamente quarto e quinto classificados.

Resultados finais da sessão:

1) Jenson Button (Honda V8), 1m18s795
2) Rubens Barrichello (Honda V8), 1m19s288
3) Ralf Schumacher (Toyota V8), 1m19s373
4) Alexander Wurz (Williams-Cosworth V8), 1m20s187
5) Nico Rosberg (Williams-Cosworth V8), 1m20s333
6) Jarno Trulli (Toyota V8), 1m20s333

[]




 
Free Counter
Free Counter