Pit Lane

Thursday, November 24, 2005

Fim de semana com balanço negativo para Álvaro Parente

Decorreu mais uma prova do campeonato de A1, desta vez na Malásia, no circuito de Sepang. À excepção dos veteranos Ralph Firman e Jos Verstappen (que já passaram pela Fórmula 1), o circuito era desconhecido para todos os outros pilotos.
Como já se vem tornando hábito, a vitória não fugiu aos gauleses. O Team França, apoiado pela Dantz (equipa com vasta experiência e muitas vitórias na Fórmula 3) que prepara os seus carros, afirma-se cada vez mais como o candidato principal à vitória no campeonato. Embora ainda faltem várias corridas, a vantagem já é grande, bastando apenas geri-la pontuando sempre que possível nas corridas que faltam.
O fim de semana também correu de feição aos suíços, só faltando mesmo uma pontinha de sorte para conseguirem a vitória na Sprint Race, visto que Neel Jani se viu ultrapassado por Alexandre Premat na penúltima volta desta primeira corrida. Notou-se que o carro da equipa helvética estava bem afinado, contudo, insuficiente para fazer frente ao francês. A equipa sensação deste fim de semana foi, sem sombra de dúvidas, a equipa checa. Finalmente viu-se Tomas Enge chegar ao pódio, com o terceiro lugar obtido na Feature Race, somando mais 8 pontos.
Já a equipa portuguesa, não pôde sentir a mesma alegria. Se o 9º lugar obtido na Sprint Race já sabia a pouco, o que dizer do 18º em que terminou na Feature Race... Na primeira corrida, Parente, sabendo que o seu carro não estava muito bem afinado e continuando a debater-se para o manter em pista, procurou sobretudo preservar a nona posição de que partira. E assim foi durante as 15 voltas da corrida. Resistindo aos ataques de vários pilotos, nomeadamente Brian Herta dos EUA.
Na corrida mais longa, o piloto luso até começou bem, recuperando quatro posições até ao 5º lugar. Contudo, um primeiro acidente com o carro chinês que, literalmente voou por cima do carro de Portugal e mais tarde uma colisão com o monolugar da Irlanda, obrigaram a paragens extra nas boxes para substiuição da asa dianteira e de um pneu furado por detritos soltos. A partir dessa altura, todas as experanças num bom resultado desvaneceram-se. Parente viu-se relegado para o último lugar, restando-lhe apenas tentar subir algumas posições para minimizar os prejuízos. Terminou, assim, no 18º lugar a uma volta do líder.
Portugal ocupa agora o 8º lugar no campeonato, empatado com a Irlanda, contando 29 pontos. Em primeiro lugar surge a França com 92, seguido de Suíça e Brasil com 65 e 60, respectivamente.
[]

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


 
Free Counter
Free Counter