Fim de semana com balanço negativo para Álvaro ParenteDecorreu mais uma prova do campeonato de A1, desta vez na Malásia, no circuito de Sepang. À excepção dos veteranos Ralph Firman e Jos Verstappen (que já passaram pela Fórmula 1), o circuito era desconhecido para todos os outros pilotos.
Como já se vem tornando hábito, a vitória não fugiu aos gauleses. O Team França, apoiado pela Dantz (equipa com vasta experiência e muitas vitórias na Fórmula 3) que prepara os seus carros, afirma-se cada vez mais como o candidato principal à vitória no campeonato. Embora ainda faltem várias corridas, a vantagem já é grande, bastando apenas geri-la pontuando sempre que possível nas corridas que faltam.
O fim de semana também correu de feição aos suíços, só faltando mesmo uma pontinha de sorte para conseguirem a vitória na Sprint Race, visto que Neel Jani se viu ultrapassado por Alexandre Premat na penúltima volta desta primeira corrida. Notou-se que o carro da equipa helvética estava bem afinado, contudo, insuficiente para fazer frente ao francês. A equipa sensação deste fim de semana foi, sem sombra de dúvidas, a equipa checa. Finalmente viu-se Tomas Enge chegar ao pódio, com o terceiro lugar obtido na Feature Race, somando mais 8 pontos.
Já a equipa portuguesa, não pôde sentir a mesma alegria. Se o 9º lugar obtido na Sprint Race já sabia a pouco, o que dizer do 18º em que terminou na Feature Race... Na primeira corrida, Parente, sabendo que o seu carro não estava muito bem afinado e continuando a debater-se para o manter em pista, procurou sobretudo preservar a nona posição de que partira. E assim foi durante as 15 voltas da corrida. Resistindo aos ataques de vários pilotos, nomeadamente Brian Herta dos EUA.
Na corrida mais longa, o piloto luso até começou bem, recuperando quatro posições até ao 5º lugar. Contudo, um primeiro acidente com o carro chinês que, literalmente voou por cima do carro de Portugal e mais tarde uma colisão com o monolugar da Irlanda, obrigaram a paragens extra nas boxes para substiuição da asa dianteira e de um pneu furado por detritos soltos. A partir dessa altura, todas as experanças num bom resultado desvaneceram-se. Parente viu-se relegado para o último lugar, restando-lhe apenas tentar subir algumas posições para minimizar os prejuízos. Terminou, assim, no 18º lugar a uma volta do líder.
Portugal ocupa agora o 8º lugar no campeonato, empatado com a Irlanda, contando 29 pontos. Em primeiro lugar surge a França com 92, seguido de Suíça e Brasil com 65 e 60, respectivamente.
[]


0 Comments:
Post a Comment
<< Home