
Número de voltas: 53
Perímetro do circuito: 5.807 Km
Distância da corrida: 307.573 Km
Record da pista: 1m31s540 - Kimi Raikkonen (2005)
Resultado final em 2005:
1) Kimi Raikkonen
2) Giancarlo Fisichella
3) Fernando Alonso
4) Mark Webber
5) Jenson Button
6) David Coulthard
7) Michael Schumacher
8) Ralf Schumacher
(...)
14) Tiago Monteiro
O primeiro GP do Japão teve lugar em Fuji, no ano de 1976. Foi palco da luta acesa pelo título mundial de pilotos na altura em disputa entre James Hunt e Niki Lauda. Posteriormente, depois de uma década afastado do "circo", o Japão volta ao Mundial de F1, com a primeira prova em Suzuka, em 1987. O circuito fora construído pela Honda, que no entanto foi incapaz de fazer frente à Ferrari e a Gerhard Berger nessa corrida inaugural.

Sendo uma das últimas provas do campeonato, Suzuka assistiu a momentos verdadeiramente cruciais na disputa dos mesmos. Foi no circuito nipónico, que em 1988 Ayrton Senna conquistou o seu primeiro título na F1 . No entanto, precisamente no mesmo circuito e um ano depois, perdeu o título para Alain Prost, num dos muitos duelos travados entre os dois.

Os japoneses são um povo que vibra bastante com o desporto automóvel, nomeadamente com a F1. Aguri Suzuki sempre foi uma referência para os pilotos nipónicos e Takuma Sato é, actualmente, aquele em que os orientais depositam mais esperanças.

Por outro lado, o circuito goza de uma enorme popularidade entre todos os pilotos, sendo estes unânimes quanto à sua espectacularidade. Os "Esses" atrás da via das boxes e a "130R" são curvas que põem à prova os reflexos de qualquer um.

0 Comments:
Post a Comment
<< Home