Classificação final:
1. ALONSO Renault 57 laps
2. M.SCHUMACHER Ferrari +1.2s
3. RAIKKONEN McLaren +19.3s
4. BUTTON Honda +19.9s
5. MONTOYA McLaren +37.0s
6. WEBBER Williams +41.9s
7. ROSBERG Williams +1m03.0s
8. KLIEN Red Bull +1m06.7s
9. COULTHARD Red Bull +1m09.9s
10. MASSA Ferrari +1m15.5s
11. LIUZZI Toro Rosso +1m25.9s
12. HEIDFELD BMW +1 lap
13. SPEED Toro Rosso +1 lap
14. R.SCHUMACHER Toyota +1 lap
15. BARRICHELLO Honda +1 lap
16. TRULLI Toyota +1 lap
17. MONTEIRO Midland +2 laps
18. SATO Super Aguri +4 laps
Ret IDE Super Aguri +22 laps
Ret VILLENEUVE BMW +28 laps
Ret FISICHELLA Renault +36 laps
Ret ALBERS Midland +57 laps
Volta mais rápida: Rosberg (Williams) 1m32s408 (volta 42)
A vitória nesta primeira corrida do Mundial de 2006 foi discutida até aos metros finais. Os protagonistas: o campeão Fernando Alonso e um Michael Schumacher como já não se via há algum tempo. Pode mesmo dizer-se que apenas estes dois pilotos se mostraram capazes de discutir o primeiro lugar do pódio. Alonso começa assim da melhor forma a defesa do título conquistado na temporada passada e soma a nona vitória da sua carreira na F1. O terceiro lugar ficou para Kimi Raikkonen, depois de o finlandês ter realizado uma expectacular recuperação desde o último lugar da grelha.
Michael Schumacher efectuou uma boa largada enquanto o seu companheiro Felipe Massa se posicionou de imediato atrás de si bloqueando a passagem a Alonso, que também respondera bem ao desligar dos semáforos. O espanhol pressionando Massa logo desde o início, forçou o brasileiro a cometer um erro e ultrapassando-o logo na curva 4. Atrás dos três primeiros, Jenson Button havia caído algumas posições e era na altura sexto classificado. Na sua frente seguiam Montoya e Barrichello. Cá mais para trás, Nico Rosberg efectua um pião e perde a asa dianteira e o outro estreante, Yuji Ide, é penalizado com uma passagem pela via das boxes porque os mecânicos da equipa não desimpediram a pista no limite de tempo concedido pelos regulamentos antes de se iniciar a corrida.
Jenson Button pressiona o seu companheiro de equipa Rubens Barrichello, consumando a ultrapassagem na quarta volta de corrida. Ascende assim ao quinto posto, numa altura em que Raikkonen era já 11º, ganhando 11 posições desde o início da prova.
Numa altura em que as posições da frente estavam a manter-se, o brasileiro Felipe Massa numa tentativa de se aproximar de Alonso, queima a travagem à entrada da curva 1 e efectua um pião, quase colidindo com o espanhol. Um erro que lhe valeu a perda de três posições para Montoya, Button e Barrichello. A Ferrari decide assim adiantar a paragem de Massa para troca de pneus, mas a confusão instala-se durante o período de paragem do piloto nas boxes, pois os mecânicos não conseguem remover o pneu traseiro direito. Depois de mais de mais de 30 segundos de paragem, o brasileiro regressa à corrida, mas com esta já completamente estragada.
Na décima volta Jenson Button ascende ao terceiro lugar ultrapassando Montoya. Ao mesmo tempo, Schumacher aumentava a sua vantagem sobre Alonso para 5 segundos. O alemão efectua o seu primeiro reabastecimento na volta 15, num altura em que liderava. Alonso permaneceu em pista durante mais 4 voltas mas não foi capaz de, após o seu reabastecimento, sair na frente do Ferrari de Schumacher. Juan Pablo Montoya assumiu a liderança com as paragens dos dois primeiros, mas ainda tería que parar também. Apesar de não conseguir passar Schumacher, Alonso reduziu a diferença para o alemão para cerca de 1.5s em três voltas. Montoya pára na volta 23.
Raikkonen com uma estratégia de uma única paragem, efectua o reabastecimento na volta 20 e regressa à corrida em sexto. Pouco depois assistia-se à primeira quebra de um motor nesta temporada. Foi o V8 da BMW instalado no monolugar de Jacques Villeneuve.
Alonso e a Renault optaram por esperar pelo segundo pit-stop para tentar a ultrapassagem a Schumacher. Na volta 36, o alemão entra para o seu segundo e último reabastecimento, deixando Alonso na primeira posição. À passagem da volta 39, foi a vez do espanhol efectuar a sua paragem. Quando efectua a saída da via das boxes, fica lado a lado com Michael Schumacher na abordagem à primeira curva. Alonso tinha a trajectória e consegue assim ganhar a posição. Schumacher não desiste de pressionar e a corrida estava ao rubro. Na luta pelos últimos lugares pontuáveis, Nico Rosberg - que efectuava a sua corrida de estreia na F1 - forçava a ultrapassagem ao veterando da Red Bull, o escocês David Coulthard.
Alonso teve apenas que gerir a vantagem e responder aos ataques de Schumacher, que terminou logo atrás. Kimi Raikkonen ficou em terceiro, com Button também por perto em quarto. O quinto foi Juan Pablo Montoya. Mark Webber terminou em sexto, mostrando-se bastante regular, mas o seu companheiro de equipa, Rosberg, não ficou atrás, ao ainda ir buscar o sétimo lugar de Klien quando faltavam somente duas voltas para o final. O austríaco viu-se assim relegado para o oitavo posto, marcando o único ponto da Red Bull.
Quanto ao português Tiago Monteiro, depois de ter partido a transmissão na volta de formação da grelha e ser forçado a partir da via das boxes com o carro de reserva, efectuou a corrida que lhe foi possível. Terminou em 17º lugar, na frente dos dois monolugares da Super Aguri e do seu companheiro Christijan Albers, que não conseguiu sequer largar para a corrida ficando parado na partida. No entanto, ficou bem longe dos pilotos que seguiam na sua frente.
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