Pit Lane

Tuesday, July 18, 2006

GP de França - Corrida


Foi uma corrida bastante emotiva aquela a que se assistiu no circuito de Magny-Cours. Logo após os resultados da qualificação de sábado adivinhava-se um Grande Prémio assim.
À semelhança do que sucedera em Indianápolis, também em França a vitória sorriu a Michael Schumacher que dominou a corrida, obtendo a sua oitava vitória no circuito de Magny-Cours. Fernando Alonso limitou-se a minimizar as perdas no campeonato, alcançando o 2º lugar. O trio do pódio fechou-se com Felipe Massa que levou o outro Ferrari até à 3ª posição.

Com o início da corrida, Schumacher realizando uma boa partida mantém a primeira posição. Alonso, com pneus novos montados no seu monolugar, ainda se colocou lado a lado com Massa até à primeira curva, altura em que o brasileiro fechou a "porta" e manteve-se na frente. Metros à frente, na travagem forte para a curva Adelaide, Alonso tenta de novo, mas Massa estava decidido em ficar com o 2º lugar e responde bem à investida do espanhol.

Atrás dos três primeiros, as posições mantinham-se, com os dois Toyota na frente de Kimi Raikkonen. Atrás do finlandês seguiam Fisichella e Webber, com o australiano a ganhar duas posições na partida.

Nesta fase da corrida, Fernando Alonso resolve esperar até às primeiras paragens nas boxes para tentar passar Felipe Massa. Massa parou então na 16ª volta, quando ia em 2º e com oito segundos de desvantagem para Michael Schumacher. Alonso parou na volta seguinte, mas não conseguiu ascender ao segundo lugar, até porque Massa acabara de realizar a sua melhor volta da corrida. Michael Schumacher foi dos primeiros, o último a ir às boxes, na volta 18.

Na Toyota a má sorte parecia estar de volta, com a paragem de Ralf Schumacher a correr mal. Tudo graças a um problema na colocação do pneu traseiro esquerdo, que o fez perder 10 segundos e cair para sétimo.

A corrida estabilizou, e ambos os Ferrari distanciaram-se de Alonso. O espanhol ficou bloqueado no trânsito, ocupado a passar pilotos mais atrasados e Schumacher realiza nesta altura a sua segunda paragem, saindo logo atrás do Renault, que naquela altura só tinha efectuado uma paragem. Entretanto, as hipóteses da Toyota conseguir um duplo bom resultado desapareceram, quando Trulli entrou na box com problemas de travões.

Schumacher rodou pacientemente atrás do seu rival, esperando que o Renault entrasse nas boxes, o que acabou por acontecer na volta 42. A Renault alterou a sua estratégia, e Alonso passou para duas paragens. Mesmo não tendo sido suficiente para bater o alemão da Ferrari, foi suficiente para ocupar o 2º lugar, o que já de si era importante pois permitia ao espanhol reduzir as perdas no campeonato para apenas 2 pontos.

Michael Schumacher venceu a sua quarta corrida da temporada. Alonso limitou os estragos com uma condução segura para terminar em 2º. A vantagem de Alonso passou para dezassete pontos com sete corridas para o final. Massa, terminou em 3º, coleccionando importantes pontos na luta pelo campeonato de construtores, enquanto que Ralf Schumacher recuperou de um problema na primeira paragem para terminar num bom 4º lugar. Raikkonen terminou em 5º enquanto Fisichella não foi além do 6º, naquilo que foi uma exibição fraca por parte do italiano.

No regresso ás corridas, Pedro de la Rosa terminou em 7º, enquanto que Heidfeld acabou por levar o seu BMW ao último lugar pontuável.

Quanto ao português Tiago Monteiro, não evitou a segunda desistência consecutiva, terceira da temporada. Num fim de semana onde nada correu bem ao piloto, a corrida não fugiu à regra, e a quebra da transmissão devido a um problema hidráulico deitou por terra as aspirações de um bom resultado.



1) Michael Schumacher (Ferrari), 1:32:07.803
2)
Fernando Alonso (Renault), + 10.131
3) Felipe Massa (Ferrari), + 12.546
4) Ralf Schumacher (Toyota), + 27.212
5) Kimi Raikkonen (McLaren-Mercedes), + 33.006
6) Giancarlo Fisichella (Renault), + 45.265
7) Pedro de la Rosa (McLaren-Mercedes), + 49.407
8) Nick Heidfeld (BMW-Sauber), a 1 volta
9) David Coulthard (Red Bull), a 1 volta
10) Scott Speed (Scuderia Toro Rosso), a 1 volta
11) Jacques Villeneuve (BMW-Sauber), a 1 volta
12) Christian Klien (Red Bull), a 1 volta
13) Vitantonio Liuzzi (Scuderia Toro Rosso), a 1 volta
14) Nico Rosberg (Williams-Cosworth), a 2 voltas
15) Christijan Albers (Midland F1-Toyota), a 2 voltas
16) Franck Montagny (Super Aguri-Honda), a 3 voltas



Não terminaram:

17) Jenson Button (Honda), a 9 voltas
18) Mark Webber (Williams-Cosworth), a 16 voltas
19) Jarno Trulli (Toyota), a 28 voltas
20) Rubens Barrichello (Honda), a 52 voltas
21) Tiago Monteiro (Midland F1-Toyota), a 56 voltas
22)
Takuma Sato (Super Aguri-Honda), a 70 voltas

1 Comments:

  • Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
    »

    By Anonymous Anonymous, at 2:31 AM  

Post a Comment

<< Home


 
Free Counter
Free Counter