Fez ontem precisamente 38 anos sobre a morte de uma das maiores glórias do automobilismo mundial. Falo do inesquecível Jim Clark.
Nasceu a 4 de Março de 1936 em Kilmany, na Escócia. Como filho mais novo e único rapaz de uma família de fazendeiros, desde cedo se interessou pelas corridas, denotando desde logo uma aptidão extraordinária e um enorme virtuosismo ao volante dos carros mais rápidos da época.
A sua carreira na F1 foi construída em paralelo com a Lotus, para quem pilotou entre 1960 e 1968. O maior sucesso da carreira foi em 1963, quando ao volante de um Lotus 25 venceu sete de dez corridas e ganhou o primeiro título mundial para a Lotus. Em 1965, por sua vez, repetiu este feito. Nesse mesmo ano, também arrecadou a vitória nas míticas 500 milhas de Indianápolis. Fez história ao ser o primeiro a vencer um Grande Prémio, conduzindo um carro com tracção traseira.
Na temporada de 1967, Clark e a Lotus usaram três carros e motores completamente diferentes. O Lotus-BRM foi usado e falhou, logo na primeira corrida na África do Sul. Clark usou um antigo Lotus 33 para o GP do Mónaco, mas abandonou devido a problemas na suspensão. Então a Lotus associou-se com a Ford e a Cosworth. O Cosworth DFV tornou-se assim no mais bem sucedido motor na história da Fórmula 1. O Lotus-Cosworth 49 venceu a primeira corrida em que participou - o Grande Prémio da Holanda.
A 7 de Abril de 1968 durante uma corrida da Fórmula 2 em Hockenheim, Jim Clark teve um violento acidente quando o seu monolugar saiu de pista e embateu de lado num conjunto de árvores, originando morte imediata. A causa do acidente nunca foi definitivamente identificada, mas investigadores concluíram que um pneu traseiro vazio terá sido a causa mais provável. A sua morte resultou num grande golpe para a equipa e para a Fórmula 1. Ele foi o melhor piloto no melhor carro e permaneceu inseparável da Lotus nos seus primeiros anos. O campeonato de 1968 foi vencido pelo seu companheiro de equipa, Graham Hill.
Jim Clark é até hoje considerado como o melhor piloto de F1 da década de 60, totalizando 25 vitórias e 33 pole-positions.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home