
O próximo destino de Tiago Monteiro será Melbourne, na Austrália onde decorrerá o terceiro Grande Prémio da temporada, na pista de Albert Park a 2 de Abril. Não é um circuito desconhecido, porque é a terceira vez que o piloto luso vai à cidade australiana, mas na primeira delas não correu, sendo nomeado o piloto de testes oficial da Minardi. No ano passado, qualificou-se em 12º à chuva, com o Jordan EJ15 Toyota. Na sua estreia no Campeonato, cortou a meta na 15ª posição da geral, cumprindo com o objectivo de terminar as corridas.
"Com este carro novo, não tivemos a vida facilitada nos dois Grandes Prémios. Creio que os pequenos problemas que surgiram nas duas corridas já estejam resolvidos, porque a equipa se fartou de trabalhar desde a última corrida. Sei que progredimos com a Bridgestone, que há oito anos fornece a equipa (ex-Jordan). Penso que o motor Toyota é um dos nossos trunfos, para atacar o Grande Prémio no fim-de-semana.” referiu Tiago Monteiro.
“No que me diz respeito, estou recuperado, as dores das costas já passaram, e a ciática que me estragou a corrida da Malásia já desapareceu graças ao forte trabalho do meu fisioterapeuta, Alex que me impôs um programa de exercícios físicos seguidos por períodos de descanso, uma receita que me curou e me deixa a 110 por cento. Estou pronto, após 10 dias de tratamento sinto-me em plena forma”, explicou o piloto português da Midland Toyota sobre a sua recuperação física.
“Tenho um carinho especial pelo circuito de Albert Park, possui uma pista rápida, com um bom conjunto de curvas rápidas e de outras que nunca mais acabam, o que permite um bom ritmo. Sinto que podemos fazer algo de bom logo nos treinos de sábado. Já se adivinham temperaturas muito mais altas do que tivemos nos testes de pré-temporada na Europa, mas não tão quente como em Sepang na Malásia.
Esta pista tem um desenho a que os nossos Bridgestone se devem adaptar bem, apesar de ter também curvas a 90º e oito pontos críticos onde temos de travar forte.”
“Como o circuito aproveita algumas partes das avenidas da cidade, fechadas propositadamente para a corrida, a pista é muito escorregadia na 6ª Feira, não só porque este é um circuito de cidade, mas porque tem pouca borracha, por isso, conseguir uma boa tracção é um factor determinante, mas algumas ruas foram alcatroadas de novo e estão mais lisas. A pista vai melhorando durante o fim-de-semana, e estou desejoso de acelerar."
“Gosto muito da Austrália, e da corrida de Melbourne, onde os organizadores fazem muito bem o seu trabalho. O Grande Prémio é um sucesso, e os espectadores vivem esta corrida como em nenhuma outra no campeonato. Correr numa pista citadina é modo geral simpático e interessante para os pilotos, diria que quase tocamos os espectadores”, comentou Tiago Monteiro em relação à organização.
Para a equipa Midland Toyota MF1, é que será mais complicado: “O Team vai ter um fim-de-semana difícil, mas nós trabalhámos no sentido de progredir e manter atrás de nós os carros menos competitivos. Vou viver este desafio com todo o prazer, e também com toda a determinação”, prometeu Tiago Monteiro.
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