Pit Lane

Wednesday, March 01, 2006

Já a pensar em 2008?!


Max Mosley tratou hoje de enviar uma carta a todas as equipas e construtoras que irão participar no Mundial de F1 de 2006, avisando também que as inscrições para os interessados em participar no Mundial de 2008 deverão ser feitas até ao final de Março.



A todos os chefes de equipa e representantes de construtores que têm interesse no Mundial de Fórmula 1 de 2008

01.03.2006


Senhores,


No dia 22 deste mês, o Conselho Mundial de Automobilismo será convocado para aprovar o regulamento da categoria para 2008. Entre essas regras, está a abertura das inscrições no próximo dia 24 e o seu encerramento no dia 31.
O motivo pelo qual propusemos este prazo relativamente curto é que, tanto o regulamento técnico quanto o desportivo precisarão de ajustes antes de serem finalizados, e queremos dar às equipas, com pelo menos dezoito meses de antecedência, informações sobre as mudanças que poderão afectar o projecto dos seus carros. Isso significa que muitas das regras para 2008 devem ser revistas até, no máximo, o dia 30 de Junho deste ano. Uma vez que as inscrições estiverem fechadas, todos os participantes da temporada 2008 serão conhecidos, possibilitando à FIA e às equipas o uso dos três meses entre o 31 de Março e 30 de Junho para as discussões e acordos sobre os ajustes finais nas regras. Naturalmente, essas discussões só envolverão as equipas interessadas em participarem no Mundial.
Uma previsão do regulamento técnico para 2008 foi publicada antes de 31 de Dezembro de 2005, como requerido pelo Pacto de Concórdia. Outra, esta das regras desportivas, já foi enviada às equipas que se comprometeram a participar no campeonato de 2008, bem como a novas escuderias que manifestaram interesse em se inscreverem.
Ficaremos felizes em enviar uma cópia a qualquer outra equipa que nos peça, embora esta possa não ser idêntica à que será submetida à avaliação dos membros do Conselho Mundial de Automobilismo na semana seguinte à do GP do Bahrain. Esperamos ter uma actualização das propostas o quanto antes.
A FIA espera que todas as equipas e construtoras que competem este ano possam inscrever-se para 2008. Algumas das mudanças desportivas propostas têm sido vistas como radicais, tais quais as alterações técnicas que já foram adoptadas. No entanto, o objectivo é reduzir custos, melhorar o espetáculo e, ao mesmo tempo, manter e se possível aumentar a segurança.
A FIA acredita que numa fase de reestruturação na indústria automóvel, somente uma Fórmula 1 viável poderá reter os maiores fabricantes de carros a médio e longo prazo, isso sem falar em equipas independentes. Por isso há a necessidade de reduzir os gastos.
A FIA compreende completamente que um dos objectivos das grandes marcas é demonstrar excelência técnica, mas acredita que isso pode ser conquistado sem gastos excessivos. Levando em conta que a maior parte das conquistas da engenharia nos carros de rua é feita com excelência técnica a custos menores, é apropriado que o regulamento do Mundial tente levar essa mentalidade para a Fórmula 1. O crédito que uma equipa terá por vencer o Campeonato Mundial não será menor se menos dinheiro for gasto em tecnologias que sejam irrelevantes para carros de rua e são praticamente invisíveis para o público.
Esperamos muito que todos os participantes apoiem esta nossa estratégia e façam as suas inscrições em tempo útil.
Cordialmente,
Max Mosley

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


 
Free Counter
Free Counter