Rio de Janeiro oficializa pedido à FIA


Os responsáveis pelo circuito do Rio de Janeiro oficializaram esta segunda-feira (13) a intenção de substituir o GP da Bélgica no calendário de Fórmula 1 em 2006. A hipótese foi levantada na semana passada pelo Presidente da Câmara, César Maia.
A fim de homologar o pedido, Ruy Cezar – secretário-geral dos jogos Pan-Americanos – esteve em São Paulo para entregar a Tamas Rohonyi , promotor do GP do Brasil, uma carta que será enviada à Formula One Management (FOM).
A empresa, gerida por Bernie Ecclestone, é a responsável pelos direitos comerciais da categoria. Caso aprove o pedido, a FOM deve endereçar o documento à FIA. O projecto será submetido à avaliação do Conselho da entidade e, se novamente aprovado, o inspector Charlie Whiting fará uma visita oficial ao circuito.
O objectivo de realizar um segundo GP no Brasil, contudo, esbarra em diversas questões. Uma delas é a logística: a data de 17 de setembro, prevista para a etapa belga, significaría que todo o equipamento das equipas tería de ser deslocado do Autódromo de Monza, em Itália, para o Rio de Janeiro num período de tempo inferior a uma semana.
Há também a ter em conta o facto de o circuito do Rio de Janeiro não receber a prova raínha do desporto automóvel desde 1989, o que no caso de Jacarepaguá se traduz numa desfasagem face às especificações exigidas no que diz respeito às áreas de boxes e da torre de cronometragem. A zona de entrada nas boxes também precisaría de modificações.
Não bastassem já as questões relacionadas com as infra-estruturas, Jacarepaguá é, actualmente, palco de obras de melhoramento tendo em vista os jogos Pan-Americanos de 2007 – o que teoricamente inviabilizaría a realização de um evento com a dimensão de uma corrida de Fórmula 1.
No entanto, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), apesar de se opor ao Presidente da Câmara da cidade do Rio no que se refere às obras para os jogos Pan-Americanos, já se dispôs a ajudar no que poder.
A entidade, caso contactada pelo gabinete do Presidente, realizaría uma vistoria no autódromo com o intuito de antecipar as possíveis exigências de uma eventual inspecção dos técnicos da FIA.
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